Finalidade da Secretaria de Saúde é operacionalizar a estratégia de vacinação nas escolas proposta pelo Ministério da Saúde

No período entre 6 e 10 de maio, a Prefeitura de Guarujá iniciará a estratégia de vacinação na rede municipal de ensino, para imunizar crianças e adolescentes contra o HPV. A ação é uma realização da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).

Neste primeiro momento, a Escola Municipal 1º de Maio (Avenida Adriano Dias, 611 – Jardim Boa Esperança) recebe a iniciativa. Posteriormente, demais escolas municipais serão contempladas e novos cronogramas serão divulgados oportunamente.

A campanha na Escola 1º de Maio será conduzida pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Jardim Boa Esperança. O atendimento se dará em horário escolar. Com a iniciativa, a Sesau pretende ampliar a cobertura vacinal contra o HPV na Cidade – que segue em 28% dentro do público-alvo.

O público-alvo é composto por crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 14 anos. A Secretaria explica que, para este ano, o Ministério da Saúde mudou a estratégia de prevenção ao HPV, de modo que agora a dose é única (antes eram duas doses). Estudantes com idade até 19 anos, que não tomaram a segunda dose, também poderão aproveitar a oportunidade.

Para a aplicação do imunizante, o menor precisa, obrigatoriamente, de autorização assinada pelos pais ou responsáveis. O documento está disponível na unidade escolar de origem. Além da declaração, a criança ou adolescente deverá estar munido da caderneta de vacinação, CPF ou Cartão SUS.

Durante a vacinação, a equipe da Usafa fará, primeiramente, uma avaliação da situação vacinal da criança ou adolescente. Na ocasião, doses contra a Influenza e Meningite (ACWY), também serão disponibilizadas aos estudantes, desde que seja identificada a necessidade de regularização da carteira de vacinação.