Primeiro encontro do Projeto, que acontecerá mensalmente, ocorreu na última quinta-feira (2) e reuniu mais de 100 capoeiristas


O Projeto “No Ritmo da Ginga” teve sua primeira edição realizada na última quinta-feira (2), na Associação de Capoeira Grupo Senzala, em Guarujá. A ação tem o objetivo de reunir todas as academias de capoeira do Município, culminando em, além da prática da dança, criação de políticas públicas voltadas à comunidade. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Sedhuci).


O encontro mensal, com todas as academias de capoeira da Cidade, fortalece cada vez mais o vínculo entre sociedade civil e poder público, com a proposta de viabilizar ações práticas aos capoeiristas. A modalidade já conta com diversas iniciativas que acontecem anualmente em Guarujá, como a Semana da Igualdade Racial, Semana do Capoeirista, Capoeira nas Escolas, entre outras.


Para o gestor de programa de Políticas Públicas da Igualdade Étnica, Racial e Inter-religiosa de Guarujá, Carlos Eugênio, o projeto é mais um passo para efetivação de uma agenda anual voltada à capoeira. “Temos muitos projetos já em andamento, porém, há muito que se construir, bem como promover palestras com especialistas nesses encontros mensais, com temas sugeridos pelo coletivo”, afirmou.