O encontro acontece no próximo dia 28, na Unaerp – Campus Guarujá. Inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura

Com o objetivo de debater estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Guarujá realiza, no próximo dia 28, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro acontece das 9 às 13h30, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada). As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/W6xWsp7wPDoBFFqf7.

A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Sedeas). Neste ano, o evento traz como tema: “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”.

As discussões das propostas são divididas por eixos temáticos. Eixo 1- Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país. Já o Eixo 2 - Controle Social: trata da qualificação e estruturação das instâncias de Controle social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3 - Articulação entre Segmentos: Como potenciar a participação social no Suas. Eixo 4 - Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos nos Suas. Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do Suas.

Pré- Conferências

De 19 de maio a 2 de junho foram realizadas diversas pré-conferências. Mais de 500 pessoas participaram dos debates que foram realizados nos territórios.

“Guarujá foi uma das cidades da Baixada Santista que mais realizou pré-conferências e a que teve maior público. Isso demonstra a importância do diálogo com a sociedade na construção de políticas públicas mais próximas da realidade e que favoreça a quem realmente precisa”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social.