Trata-se do programa ‘Alfabetiza Juntos SP’, voltado a profissionais da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Guarujá deu o pontapé inicial no programa ‘Alfabetiza Juntos SP’, um programa desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, em consonância com o Ministério da Educação (MEC). Trata-se de encontros formativos que começaram na última quinta-feira (2), junto a professores e coordenadores da rede municipal de ensino, para fortalecer a aprendizagem de estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Para os coordenadores municipais multiplicadores, são previstos sete encontros mensais até novembro, com respaldo da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação do Estado de São Paulo (Efape). O processo completo somará 96 horas em sistema híbrido, sendo uma parte do tempo de forma presencial e a outra remota, em plataforma virtual. No final, todos os participantes receberão certificados.

Em Guarujá, a formação envolve os quase 2 mil professores da rede municipal de ensino. Os colaboradores fazem parte de um universo de 39.464 educadores do Estado. “É uma qualificação em formato cascata, ou seja, que começa no MEC, passa pelo Estado e os municípios, até alcançar os educadores e estudantes”, explicou a coordenadora de Ações Educacionais da Prefeitura de Guarujá, e articuladora municipal do projeto, Ana Lúcia Othoni.

Investimentos em material didático

Além de incentivar o programa ‘Alfabetiza Juntos SP’, o Estado investe no envio de materiais didáticos aos municípios e na ampliação da avaliação e monitoramento dos níveis de proficiência em leitura, que já vem sendo desenvolvida em Guarujá. “Quando o assunto é alfabetização, é importante falarmos uma única língua. Por isso, esses exemplares pedagógicos padronizados são fundamentais para que os alunos garantam uma fluência leitora adequada e formação melhor contextualizada”, destacou a coordenadora de ações pedagógicas da Seduc de Guarujá, Maria Estela Conte Ayala.