Destaques serão os tradicionais desfiles no Perequê no dia 2, e em Vicente de Carvalho, no dia 6

Guarujá se prepara para celebrar, em grande estilo, os 200 anos da Independência do Brasil – comemorados no dia 7 de setembro, feriado nacional. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizará a Semana da Pátria, que ocorrerá entre os dias 1 e 7 de setembro. A abertura da programação acontece no dia 1º (quinta-feira), com o hasteamento do Pavilhão Nacional. A cerimônia, que terá início às 8 horas, na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras (Centro) contará ainda com a apresentação da Banda do Exército.

A Semana da Pátria em Guarujá terá como destaques os tradicionais desfiles das escolas. No dia 2 de setembro (sexta-feira), o desfile cívico dos estudantes acontece no Perequê, a partir das 9 horas, na Avenida Rio Amazonas. O trajeto terá concentração e início da Rua Purús sendo finalizado na Rua Tapajós, onde acontece a dispersão.

Cívico-militar

No dia 6 (terça-feira – véspera do feriado da Independência), Vicente de Carvalho recebe o desfile cívico-militar, às 9 horas, na Avenida Santos Dumont. O percurso tem início na esquina com a Avenida São João e concluído na Avenida Luís Gama. A concentração das escolas será em três pontos: Avenida São João, Avenida Guarujá e Rua Epitácio Pessoa. Por este motivo, a Avenida Santos Dumont estará interditada a partir da Rua Antonio Monteiro da Cruz, até a Avenida Luís Gama.

O Desfile do Distrito contará com Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da Cidade, grupos de escoteiros, escolas de ensino fundamental, além de diretores e orientadores de ensino das unidades de educação infantil. A Banda do Exército também vai participar. O encerramento da Semana da Pátria ocorre no dia 7 de setembro (feriado nacional), às 18 horas, na Praça das Bandeiras, com o descerramento do Pavilhão Nacional.

De acordo com o secretário interino de Educação de Guarujá, a população pode esperar uma bela demonstração de amor à pátria. “Após dois anos sem a nossa tradicional Semana da Pátria, por conta da pandemia, estamos voltando com força total. Estamos certos de que os estudantes da nossa Cidade vão mostrar seu dever cívico, resgate de valores e todo respeito à Pátria, especialmente neste ano, que comemoramos o bicentenário da Independência”.