Prefeitura removeu todo o telhado da quadra poliesportiva e trabalha no processo de revitalização completa do espaço

Mais de 4 mil alunos matriculados nas 50 modalidades do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) João Paulo II, no bairro Pae Cará, em Vicente de Carvalho, retornam às aulas nesta segunda-feira (29), a partir das 7 horas. A volta das atividades ocorre após a Prefeitura de Guarujá concluir a primeira fase de revitalização da quadra poliesportiva do equipamento.

Desde o último dia 18, uma empresa contratada em caráter emergencial fez a desmontagem do telhado, para a pronta retomada do funcionamento da unidade. O serviço integra um plano de revitalização da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que interditou, preventivamente, o Caec e a Escola Municipal Vereador Ernesto Pereira (instalada em terreno contíguo), após uma vistoria técnica de rotina em fevereiro deste ano.

Naquele momento, a Defesa Civil de Guarujá e uma equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra) constataram que as colunas de sustentação da quadra do Caec precisavam de reparos estruturais. Para garantir a integridade física dos estudantes e colaboradores, outra recomendação foi a suspensão das atividades nas duas unidades de ensino.

Plano de revitalização

O primeiro passo para garantir a reabertura do Caec o quanto antes foi remover o telhado da quadra poliesportiva. Por isso, a Prefeitura contratou, emergencialmente, um setor especializado que executou as intervenções necessárias. Agora, a Administração Municipal trabalha no processo de licitação para a reforma completa do espaço, além da piscina que a unidade também abriga e atende a comunidade.

20 mil alunos

Guarujá e o Distrito de Vicente de Carvalho contam com sete Caecs, responsáveis pelo atendimento mensal de cerca de 20 mil crianças, jovens e adultos. Todos têm acesso a cursos gratuitos em profissionalização, esporte e cultura. Somente no Caec João Paulo II, são pouco mais de 4 mil matriculados em 50 modalidades. Os assistidos recebem o suporte de monitores e professores voluntários.