Objetivo é traçar estratégias metropolitanas para o enfrentamento ao Covid-19

A Prefeitura de Guarujá quer adotar um Plano de Contingência Metropolitano de Enfrentamento ao Coronavírus. Para isso, o chefe do Executivo guarujaense solicitou ao prefeito de Santos, atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Paulo Alexandre Barbosa, uma reunião para alinhar estratégias de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).

A solicitação ao presidente do Condesb ocorreu nesta sexta-feira (13), via telefone, durante reunião no Paço Municipal de Guarujá que discutia justamente estratégias para o combate ao novo coronavírus na Cidade com representantes da Secretaria de Saúde, além de hospitais e laboratórios da rede privada.

Ofício já foi enviado no final da tarde desta sexta. “Em virtude do advento da transmissão comunitária pelo novo coronavírus (Covid-19) e seu panorama nacional, proponho uma reunião o mais breve possível uma reunião com representantes dos nove municípios da Baixada Santista”, destaca o documento.

Pioneiro
Guarujá foi o município pioneiro no Estado de São Paulo em adotar um Plano Municipal de Assistência ao Paciente com Sintomatologia Respiratória, com documento publicado no Diário Oficial do Município no dia 19 de fevereiro.

O documento é um guia estratégico referência a ser adotado na rede de saúde (municipal, estadual e particular) para o atendimento a possíveis suspeitas de infectados. O Plano padroniza normas e tem como uma de suas bases as recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde. Trata-se de um material provisório, que reúne diretrizes aos profissionais de saúde, além de orientações e encaminhamento de pacientes, sendo ainda referência para os coronavírus COVID-19, SARS e MERS.

Suspeitos
Até esta sexta-feira (13), a Prefeitura monitora cinco casos suspeitos de Coronavírus. Essas pessoas estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado laboratorial. São quatro homens: 40, 53, 25 e 22 anos; e uma mulher de 57 anos e possuem histórico de viagem para China ou Itália. Outros dois casos anteriormente monitorados na Cidade, foram descartados pelo Instituto Adolfo Lutz.