Três convênios com o Fehidro foram assinados nesta quinta-feira (13) para projetos de combate às enchentes e à poluição difusa

A Prefeitura de Guarujá garantiu, nesta quinta-feira (13), a liberação de R$ 1,580 milhão do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com a assinatura de três convênios que vão equacionar antigos problemas da Cidade relacionados ao saneamento básico, como as enchentes e a poluição difusa.

Os convênios foram assinados na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Meio Ambiente pelo titular da Pasta, Marcos Penido, e pelo prefeito de Guarujá.

Eles garantem a realização das obras de requalificação e desassoreamento do Canal da Avenida Cidade Atlântica (orçada em R$ 903,4 mil) e a limpeza e desassoreamento das galerias e bocas-de-lobo da Barra Funda e Pitangueiras (outros R$ 231,4 mil. Há, ainda, outros R$ 445,7 mil liberados para o projeto de macrodrenagem da sub bacia 1 da Bacia da Enseada.

Os três convênios são frutos de projetos apresentados pela Secretaria de Planejamento de Guarujá em 2019, de um total de quatro que foram contemplados.

Conforme a secretária-adjunta municipal de Planejamento, as assinaturas garantem a reserva do recurso. O segundo passo, agora, é abrir processo licitatório para definir a contratação das empresas responsáveis pelas obras na Barra Funda e Pitangueiras e no canal da Avenida Cidade Atlântica, o que já está em andamento.

A previsão é de que as intervenções sejam iniciadas ainda em 2020, assim como a conclusão do projeto de macrodrenagem da Bacia da Enseada.

Benefícios
De acordo com a secretária, os principais benefícios dessas obras serão a amenização dos crônicos problemas das enchentes e, ainda, da poluição difusa que por vezes alcança as praias de Pitangueiras e Astúrias.

“Apesar de todos os esforços dos últimos anos, há galerias de águas pluviais muito antigas na região de Pitangueiras e Barra Funda, o que favorece o surgimento esporádico das chamadas línguas negras nas praias”, explica, lembrando que esse fenômeno provém, na maioria das vezes, de sedimentos depositados nos fundos de canais, que por vezes escoam em direção ao mar.

A requalificação e o desassoreamento do Canal da Avenida Cidade Atlântica são outras intervenções esperadas há décadas pela população. “Vamos conseguir revitalizar o local, que está bastante deteriorado e que acaba por prejudicar fortemente o escoamento de água nessa região da Cidade e refletindo no sistema de macrodrenagem de todo o Município”, destaca o prefeito.

Os três convênios que agora entram em fase de licitação fazem parte de um total mais de 30 projetos que deverão ser licitados em 2020.