Executada pela Sabesp e fiscalizada pela Prefeitura, obra prevê acesso de 6.800 pessoas aos serviços de saneamento básico

A importância do saneamento básico em estratégias de saúde pública e meio ambiente já é bastante conhecida. É por isso que Guarujá segue expandindo sua rede de coleta e tratamento de esgoto em diversos bairros. Desde a última semana, o Perequê e o Jardim Umuarama estão recebendo intervenções que resultarão na implantação de 22,1 km de redes coletoras, 3,3 km de tubulações pressurizadas e a construção de quatro estações elevatórias de bombeamento. Neste momento, os trabalhos estão concentrados em toda extensão da Rua da Madeira.

A obra é realizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e fiscalizada pelas secretarias de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e Meio Ambiente (Semam). Elas serão responsáveis por garantir que tudo seja executado conforme as regras de licenciamento ambiental, previstas pela Companhia de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Cetesb), incluindo a implantação de todos os equipamentos de segurança, a fim de evitar transbordamentos e vazamentos de resíduos.

Em um período de dois anos e seis meses, a estimativa é que 6.800 pessoas sejam atendidas com a devida coleta e tratamento de esgoto nesses bairros. Outro objetivo da obra é promover a melhoria da balneabilidade das praias e na qualidade das águas de rios e córregos da região, em especial no Rio do Peixe, que deságua na Praia do Perequê.

O investimento da estatal na região é de R$ 31,6 milhões, já previstos quando firmado contrato de prestação de serviços de água e saneamento pelos próximos 30 anos, em maio do ano passado. O acordo garante um recurso para investimentos da Sabesp na Cidade, para melhorias em áreas ambientais, no abastecimento e serviços de saneamento, na ordem aproximada de R$ 780 milhões.