Área tem aproximadamente 2.100 metros quadrados e está localizada na Avenida Helena Maria, 111 – Jardim Helena Maria

O prefeito de Guarujá assinou nesta sexta-feira (29), o termo de permissão de uso de área, conforme Decreto nº 13.344, para a construção da nova sede do Pelotão de Bombeiros de Guarujá. A iniciativa surgiu do esforço conjunto entre Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Prefeitura do Município na busca para melhor atender a população.

A área tem aproximadamente 2.100 metros quadrados e está localizada na Avenida Helena Maria, 111 – Jardim Helena Maria. O terreno abrigará uma estrutura construída de 600 metros quadrados. A previsão de início da obra é para março de 2020, com prazo aproximado de execução de um ano.

Com essa nova sede, o Município garante um atendimento com tempo de resposta menor para regiões adensadas da Cidade, como os bairros Enseada, Perequê, Pernambuco, entre outros da região Leste, além de atender com maior rapidez a zona da orla, o que é importante na temporada de verão. É o que destacou o prefeito. “Mais um projeto que se torna realidade, graças ao diálogo e ao trabalho de equipe. É uma área estratégica da Cidade", disse.

O secretário-adjunto de Defesa e Convivência Social destacou a importância da ação. “É uma reivindicação antiga da nossa Cidade, que tivéssemos uma ampliação do serviço do Corpo Bombeiros e hoje estamos concretizando. Guarujá cresceu e com o desenvolvimento surgiram novas necessidades de atendimento”, afirmou.

Posto de Bombeiros

O Posto de Bombeiros de Guarujá está localizado, atualmente, na Rua Capitão Alberto Mendes Júnior, 225, no Jardim Boa Esperança. Além de atuar no atendimento de emergências de incêndio, socorro e salvamentos, promove campanhas, palestras educativas e simulados em parceria com as empresas da região. O efetivo atual é de 30 homens, distribuídos em três turnos de serviço de 24 horas.

O Major Maurício Biloti Machado Cunha, comandante do 6º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar ressaltou a escolha do local. “Realizamos um estudo técnico, pontuando as áreas de maior ocorrência e verificamos que aquela região seria estratégica. Teremos um benefício duplo, melhores condições de trabalho para o nosso efetivo e um melhor atendimento à população”.

Já o comandante do Posto de Bombeiros de Guarujá comemora a conquista. “Considerando que a localização atual �� de uma realidade de 40 anos atrás, o atendimento para as demais áreas do Município precisava ser melhorado, de forma que o Corpo de Bombeiros pudesse dar o mesmo tempo de resposta para toda a cidade de forma equilibrada”, afirmou.