Instrumento de combate às enchentes, reservatório do piscinão 2 receberá a vazão dos canais da Avenida Francisco Arnaldo Gimenez e da Rua das Magnólias, com capacidade de 22.897 m³

As obras de macrodrenagem do Rio Santo Amaro, em Guarujá, estão a todo vapor. A substituição de solo no lugar onde será construído o piscinão 2, que é um reservatório de água, está sendo executada. A obra é histórica e mudará a vida dos moradores do bairro Santo Antônio, que há anos sofrem com o problema crônico das inundações e dos alagamentos.

Atualmente, 40 profissionais, entre encarregados, engenheiro, pedreiros, motoristas, operadores e pessoal de logística trabalham com a ajuda de três máquinas escavadeiras hidráulicas que realizam os serviços de escavação, aterro, carregamento e acabamento. Outros nove caminhões basculantes ainda transportam material, carregando a lama que é removida e trazendo a terra nova e mais firme que ficará no local.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, é necessária a substituição do solo para dar mais firmeza ao terreno. “Isso precisa ser feito tanto no local onde será instalado o reservatório quanto em seu entorno. Depois da escavação para o piscinão, será realizado um acabamento de concreto no fundo e nas laterais concomitantemente com a execução do dique e da estrutura de controle de bombeamento”, explica.

Esse futuro reservatório está situado atrás do Conjunto Habitacional Wilson Sório, terá capacidade de 22.897 m³, com níveis de água de até três metros, e receberá a vazão dos canais da Avenida Francisco Arnaldo Gimenez e da Rua das Magnólias.

O projeto

O projeto completo prevê a construção de três reservatórios controlados por comportas, reconstrução de canais, obras de drenagem, pavimentação, calçadas, guias e sarjetas. O cronograma de obras prevê 30 meses de trabalho, com investimentos de R$ 77,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Programa Avançar Cidades.

O conjunto de intervenções proposto para o local inclui ainda um sistema de proteção contra inundações, por meio da ampliação da capacidade dos canais e galerias existentes, associado a um sistema de proteção dos efeitos da maré.

De acordo com o projeto, os piscinões ficarão no final de cada canal, próximos ao Rio Santo Amaro, e entre eles haverá um dique de proteção. O primeiro, que será erguido na Rua Paulo Orlandi, será o menor, com volume útil de 7.078 m³, com três metros de altura.

O piscinão 3, que recebeu a cessão de uso gratuito em condições especiais da União, tem área de 19.126,44 m² e receberá as águas do canal da Avenida das Acácias. Será comportado um volume útil de 21.988 m³. Ele servirá para armazenar água e evitar inundações, principalmente quando juntarem os fatores maré alta e chuvas fortes.

A conquista é resultado de diversas reuniões e incansáveis tratativas por parte da Prefeitura de Guarujá com o Governo Federal. O prefeito chegou a protocolar um documento, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), solicitando urgência aos trâmites.

O chefe do Executivo tem acompanhado de perto todas as etapas das obras. “Esses moradores sonham com esse momento há muitos anos e o Município realiza essas intervenções com muita satisfação, em função das tratativas que se arrastam por muitos anos”, destaca.

Mais de 13 mil pessoas beneficiadas

Segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), as obras vão beneficiar 13.665 pessoas que vivem nessa região. O Santo Antônio é um dos bairros mais populosos de Guarujá. A área do bairro totaliza 1,24 km², sendo que 92% estão ocupados.

Por conta da dimensão da obra, será necessário suprimir, transplantar e replantar árvores do perímetro das intervenções. Esse trabalho já vem sendo realizado desde o começo de fevereiro pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).