Fiscais municipais aplicaram 18 multas, sendo três com apreensão de caixas de som e as outras relativas às normas da covid-19

No feriado de Natal, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Guarujá intensificaram as ações de ordenamento da orla e de conscientização da covid-19. De sexta-feira (25) a domingo (27) foram realizadas mais de 3.650 abordagens. Os fiscais aplicaram 18 multas, sendo três com apreensão de caixas de som e as outras relativas às normas da covid-19, como uso de máscaras por parte dos funcionários dos carrinhos, reserva de espaço e marcação de distanciamento.

Foram feitas 1.257 fiscalizações a respeito de som abusivo, 1.059 orientações relativas ao decreto municipal quanto à montagem de cadeiras, mesas e guarda-sóis na orla; 412 relacionadas à retirada de animais e 302 vistorias relativas aos alvarás de carrinhos e ambulantes, entre outras. As equipes também entregaram 5.400 panfletos a respeito dos decretos municipais.

Barreiras sanitárias

Conforme o decreto municipal 14.054, que regulamentou decisões metropolitanas tomadas pelos prefeitos da Baixada Santista, em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na última quarta-feira (22), foram implantadas três barreiras sanitárias nas principais entradas do Município nos dias 24 e 25, com aferição de temperatura dos ocupantes dos veículos.

No período, passaram pelos bloqueios 7.638 veículos e foram registrados dois retornos. Nesses, os agentes de saúde constataram temperatura superior a 37,5 celsius. As barreiras sanitárias serão retomadas na próxima quinta-feira (31) e sexta-feira (1º).

Paralelamente, estão mantidas seis barreiras, que funcionam 24 horas, destinadas ao controle de acesso de ônibus, vans e similares com fins turísticos, que estão proibidos de entrar no perímetro urbano, conforme decreto municipal do último dia 3. Nessas, já foram feitas 625 abordagens, 63 veículos tiveram que retornar a Cidade de origem e foram aplicadas 11 multas até o último domingo (27).