Foram coletados 37,5 quilos de resíduos e oito litros de óleo de cozinha usado

O primeiro ‘Dia Verde’ de 2024, promovido pela Prefeitura de Guarujá, foi um sucesso. Mais de 80 voluntários, entre munícipes, servidores públicos, turistas e instituições, se mobilizaram em um mutirão de limpeza para coleta de microlixo na Praia das Astúrias. na última sexta-feira (12). Ao todo, foram coletados 37,5 quilos de resíduos e oito litros de óleo de cozinha usado, e desenvolvidas diversas atividades educativas, além da troca de recicláveis por produtos ecológicos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos das Astúrias e Galhetas (Amaag), fortaleceu a importância da reciclagem e da coleta seletiva para combater o descarte irregular de lixo e coibir a poluição marinha. Os participantes puderam conhecer, ainda, projetos desenvolvidos na Cidade, como o Programa Recicla Guarujá e o Surf Especial, que proporciona uma experiência esportiva adaptada para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Uma das voluntárias do Dia Verde foi a psicóloga e afiliada da Amaag, Guiomar Curtadon. Para ela, que mora em Guarujá há quase cinco anos, propostas desta natureza são essenciais. “O lixo é uma responsabilidade individual. Por isso, incentivamos ações como essa, que sensibilizam sobre a necessidade da destinação adequada de resíduos e reciclagem. A Prefeitura faz a sua parte, mas devemos fazer a nossa com atitudes de incentivo ao coletivo”, reforçou.

Outra que também se engajou na causa e integra a Amaag foi Ivete Giordetti.  “Acompanho os investimentos em nossa orla e fico impressionada com a quantidade de pessoas que não descartem seu lixo no lugar certo. Em dez minutos, recolhemos colheres, canudos e copos plásticos, além de bitucas de cigarro. O lixo é uma responsabilidade de todos”, ponderou.