Encontro acontece no Jardim Astúrias, das 17h30 às 19h30; sugestões de traçado devem ser encaminhadas até a respectiva data

A Prefeitura de Guarujá promove, nesta quinta-feira (2), a 2ª oficina para avaliar a criação de uma terceira Área de Proteção Ambiental (APA) na região Sudoeste. O encontro acontece na unidade de lazer da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), na Avenida General Rondon, 643 - Astúrias, das 17h30 às 19h30.

Sugestões de traçado serão recebidas até a data desta nova reunião, por meio do formulário on-line disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTpAjKqky_Zi78Px7wSf9NQMwFMW0T290xgSIndVJfYIdaYg/viewform.

O objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), responsável pela condução do processo, é continuar a discussão da proposta apresentada no início deste mês. Munícipes, representantes de associações de bairro, poder público e iniciativa privada terão espaço garantido para fazer ponderações e esclarecer dúvidas, pois a comunidade é determinante para a criação de uma APA.

Todas as sugestões de delimitação da área devem ser realizadas de forma oficial, ou seja, não serão consideradas manifestações por redes sociais. As propostas precisam ser encaminhadas via formulário on-line, ofício, e-mail (semam@guarujá.sp.gov.br e [email protected]), além do modo presencial, em uma das oficinas e na sede da Semam (Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio).

Mais da metade do território protegido

Com a criação da terceira APA, Guarujá estima ter mais de 60% do território protegido. Isso porque a Cidade já possui duas APAs: Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro, instituídas respectivamente em 2012 e 2021. Juntas, somam 48% de toda a extensão municipal. A primeira já teve o seu modelo de governança reconhecido mundialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Vida e funcionamento local normais

A criação de uma APA não altera o desenvolvimento da vida e o funcionamento das atividades locais já existentes, mas é respaldada por regime jurídico. Trata-se de uma ferramenta de gestão e proteção ambiental compartilhada entre o poder público e a sociedade civil, com atuação dos conselhos gestores. O recurso favorece o manejo sustentável e a busca de recursos para investimentos.

Quer conhecer os estudos?

Os estudos técnicos para a criação da terceira APA são do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que viabilizou o levantamento no processo de instituição da APA Serra de Santo Amaro. Para conferir, basta acessar https://www.guaruja.sp.gov.br/apa-municipal-da-serra-de-santo-amaro.

Todos os detalhes sobre a proposta apresentada em oficina no último dia 2 devem ser consultados em https://www.guaruja.sp.gov.br/apa-municipal-da-cabeca-do-dragao.

Cabeça do Dragão

A Ilha de Santo Amaro tem o formato de um dragão (reconhecida até mesmo em documentos oficiais) e a futura APA também é conhecida como a “Cabeça do Dragão”. No traçado inicial, essa região possui cerca de 1.200 hectares que compreendem cerca de oito locais como as praias das Astúrias, Tombo, Guaiúba, Góes, Saco do Major e o bairro Santa Cruz dos Navegantes.