Plataforma inédita e virtual é voltada para mais de 20 mil estudantes da rede municipal de ensino e seus professores; acervo possui 500 livros

Na rede municipal de ensino de Guarujá, escolher uma nova leitura nunca foi tão fácil e tecnológico. A Prefeitura lançou, nesta sexta-feira (19), a primeira Biblioteca Digital em 3D da Baixada Santista. Trata-se de uma plataforma inédita e totalmente on-line, onde mais de 20 mil estudantes e professores do Ensino Fundamental I e II poderão ter acesso a livros e uma experiência no metaverso, uma realidade que integra o mundo real e virtual.

O programa pioneiro é de uma empresa de tecnologia e foi adquirido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O sistema levou aproximadamente nove meses para criação e já está 100% implementado. Inicialmente, o recurso está disponível para “escolas piloto”, que estão encarregadas de testar os mecanismos junto a comunidade escolar e sugerir possíveis ajustes. A meta é que todas as unidades de ensino utilizem a plataforma ainda neste ano.

Dentro da plataforma, os estudantes, professores gestores e até responsáveis têm acesso a dois ambientes: um em 3D, onde é possível “andar” dentro da biblioteca em tempo real e conhecer até 500 livros; e outro em que os educadores disponibilizarão tarefas, provas e, inclusive, apresentações.

Todos os alunos e professores recebem um login e senha para navegar a qualquer hora na plataforma. Uma vez cadastrados, os usuários constroem um avatar personalizado com suas características físicas. A proposta é que eles possam não apenas escolher um livro, como também interagir e realizar atividades em tempo real, no mesmo espaço.

O secretário de Educação de Guarujá, explica que o projeto é pioneiro e atende metas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Hoje, as nossas crianças e adolescentes estão muito ligadas a jogos em primeira pessoa, ou seja, aplicativos de realidade virtual. Com essa nova ferramenta, exclusivamente acessível de celulares e computadores, deixaremos a leitura mais atraente. Vamos ensinar e aprender brincando”, comemorou o titular.

500 obras literárias

Atualmente, o acervo possui 500 obras literárias, entre os gêneros didático, infantil e infantojuvenil. Os exemplares foram selecionados junto ao corpo docente da rede municipal de ensino. Um diferencial é que, além de gerenciar o conteúdo digital, a plataforma também beneficiará as bibliotecas físicas. Isso porque os gestores poderão catalogar todos os livros e administrar o empréstimo dos mesmos.

O estudante da Escola Municipal Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba), Heytor Turuyoshi, tem 13 anos e foi o primeiro aluno a conhecer a plataforma. “Nunca havia mexido em nada parecido e a experiência é muito diferente. Inclusive, já comecei a ler O Pequeno Príncipe, um livro que tinha colocado na lista para esse ano. Estou ansioso para navegar mais”, destacou.

Um dos presentes no evento de lançamento da Biblioteca Digital em 3D foi Marcelo Dutran, padrasto de uma estudante da rede. “Em nome de todos os pais, quero parabenizar a Prefeitura de Guarujá pela iniciativa. A tecnologia é o futuro e precisamos investir em soluções que incentivem o seu uso, pois isso gera novos talentos no mercado de trabalho e na ciência, por exemplo. Lá em casa, com certeza vamos usar bastante a plataforma”, reforçou.

Formação

Desde o início da criação da Biblioteca Digital em 3D, um grupo de trabalho da Seduc tem participado ativamente do processo. A meta agora é capacitar, gradativamente, os quase 2 mil professores da rede municipal de ensino para o uso adequado da plataforma. Já nesta terça-feira (23), acontece mais uma formação de diretores, orientadores multiplicadores e educadores multiplicadores.