Ao todo, 393 alunos, de nove escolas da rede municipal de ensino, participaram da competição; resultado foi divulgado após análise das provas teóricas aplicadas entre os dias 27 e 28 de maio deste ano

A 34ª edição do maior evento esportivo do mundo chegou ao fim no último dia 8, com o melhor desempenho do Brasil de todos os tempos – 21 brasileiros subiram ao pódio em diferentes modalidades. Entretanto, para Guarujá, as comemorações ainda não acabaram. Isso porque 22 alunos da rede municipal de ensino também conquistaram medalhas, mas desta vez na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA) de 2021.

O resultado foi divulgado após a análise das provas teóricas aplicadas entre os dias 27 e 28 de maio deste ano, para 393 alunos, de nove escolas municipais da Cidade. A OBA é voltada a estudantes de quatro níveis de ensino, são eles: nível I, do 1° ao 3° ano do fundamental; nível II, do 4º ao 5º ano do fundamental; nível III, do 6° ao 9° ano do fundamental; e, nível IV, todas as séries do ensino médio.

Das nove unidades, seis garantiram pelo menos um lugar no pódio. O destaque foi para duas delas, a Herbert Henry Dow e a Angelina Daige, que conquistaram, igualmente, sete medalhas. Deste saldo, duas foram de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

As conquistas são o reflexo do método educacional utilizado na rede atualmente, visto que, cada vez mais, amplia-se o desempenho de atividades práticas junto às teóricas.

“Mesmo com os desafios impostos pela pandemia da covid-19, os alunos apresentaram um desempenho excelente, o que representa um grande orgulho pra nossa Cidade”, comemorou o secretário de Educação de Guarujá.

As escolas classificadas na OBA irão receber as 22 medalhas e, posteriormente, entregá-las aos alunos vencedores em cerimônia simbólica. Todos os estudantes que participaram da Olimpíada receberão um certificado.

Avaliações

Todas as avaliações continham sete perguntas de Astronomia e três de Astronáutica, com tempo de resposta máximo de duas horas. Em virtude da pandemia, os estudantes puderam realizar o exame em casa, de forma virtual, ou presencial nas escolas, seguindo todos os protocolos contra a covid-19. Na rede municipal, 69 alunos fizeram a prova na unidade escolar.

Confira os alunos vencedores por medalha e escola:

Medalhas de ouro
Maria Izabel Rosário – 9° ano (E. M. Profª Dirce Valério Gracia)
Vinícius Barreto Fabbris – 9° ano (E. M. Profª Dirce Valério Gracia)
Arthur Alves Machado – 2° ano (E.M. Herbert Henry Dow)
Maite Soares Sena – 2° ano (E.M. Herbert Henry Dow)
Victor Hugo dos Santos Gomes – 9° ano (E.M. Francisco Figueiredo Vereador)

Medalhas de prata
Bárbara de Lima Oliveira – 9° ano (E.M. Francisco Figueiredo Vereador)
Luana Oliveira de Souza – 4° ano (E.M. Herbert Henry Dow)
Bruno Ferreira Silva de Jesus – 4° ano (E.M. Jacirema dos Santos Fontes)
João Pedro de Araújo Silva – 4° ano (E.M. Jacirema dos Santos Fontes)