Uma das programações aconteceu no Neim Groussier Magri, com atividades lúdicas e comidas típicas

No Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Guarujá desenvolve diversas atividades na rede municipal de ensino. Uma delas acontece no Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Groussier Magri (Morrinhos), onde as 188 crianças atendidas, com idade entre 4 meses e 4 anos, puderam ouvir histórias, brincar, conhecer elementos culturais e participar de experiências lúdicas.

No Neim, a programação em alusão à data começou no início desta semana. Os pequenos e as educadoras construíram uma oca, confeccionaram instrumentos sonoros e personalizaram até um painel em grupo. Um diferencial é que todos puderem provar comidas típicas e aprendem a fazer tintas naturais.

A orientadora pedagógica da unidade, Elisângela Sara da Fonseca, explica que as atividades mais esperadas ficaram para essa sexta-feira. “Hoje brincamos na oca e experimentamos comidas da terra, como batata doce e mandioca, além de variações do milho como fubá e pipoca”, destacou.

O cronograma foi pensado de forma estratégica, com propostas adequadas para a faixa etária dos alunos. São atividades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que buscam enaltecer a riqueza da cultura indígena e incentivar o respeito à diversidade, especialmente para a valorização dos povos originários.