Ao longo dos últimos anos, a GCM de Guarujá recebeu reforço no efetivo, regulamentou o uso de arma de fogo, além dos investimentos em equipamentos e viaturas

Reforço do efetivo, armamento, viaturas. Esses são alguns dos investimentos conquistados nos últimos anos pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, que celebra nesta terça-feira (26) 22 anos de existência. A GCM tem a missão de proteger os bens, serviços e instalações públicas municipais, bem como a colaboração com o Estado, para a preservação da ordem e da segurança pública. Atualmente, conta com efetivo de 330 GCMs.

Para cobrir a Cidade, a GCM é subdividida em coordenadorias. Hoje, são três - a primeira que cobre a área central até o Guaiúba; a segunda, o Distrito de Vicente de Carvalho, e a terceira reforça a segurança na área da Enseada e Pernambuco. Existem guardas atuando, também, nas diretorias da Força-Tarefa, Trânsito e Transporte e Monitoramento e Análise de Informação. A corporação está ligada à Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e pode ser acionada pelo telefone 153.

Operações

Periodicamente, são realizadas operações ostensivas para manter o ordenamento da Cidade. Destaque para a Operação Ferro-Velho, em parceria com Delegacia de Investigações Gerais da Polícia Civil (DIG) e Polícia Militar, que visa coibir a receptação de fios de cobre e materiais das concessionárias de serviço. A GCM já vistoriou mais de 45 estabelecimentos na Cidade, 20 foram interditados, 11 pessoas detidas e diversos produtos apreendidos.

Grupamentos especializados

A GCM conta com grupamentos especializados entre eles, a Patrulha Maria da Penha e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu).  A Patrulha atua na fiscalização e prevenção a todas as formas de violência doméstica contra a mulher e já atendeu mais de 330 casos encaminhados pelo Ministério Público. Um trabalho articulado com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Ministério Público do Estado de São Paulo e Delegacia de Defesa da Mulher.

Já a Romu, grupo tático operacional, é treinado para ações de pronto emprego e de procedimentos de alta complexidade.

Treinamentos

Com objetivo de buscar a excelência nos serviços prestados, a GCM conta com um programa de capacitação permanente, no qual são realizados cursos de reciclagem, curso de armamento e tiro, além de técnicas operacionais de policiamento preventivo e ostensivo.

Referência

A Guarda Civil de Guarujá é referência para outras cidades da Baixada na habilitação para arma de fogo. Recentemente, a GCM firmou um termo de cooperação técnica para capacitação de GGMs de Santos para o porte de arma. O curso de formação tem carga horária de 160 horas entre aulas teóricas e prática e está sendo realizado na sede da GCM (Rua Dr. Carlos Nehring, 405 – Jardim Helena Maria). Até dezembro, 100 GCMs de Santos serão formados.