Projeto da Secretaria de Educação abordará cerca de
100 livros em leituras diárias na Educação Infantil

Visando incentivar o hábito de ler, promover o letramento e ampliar o vocabulário e conhecimento literário, a Prefeitura do Guarujá implantou na rede municipal de ensino infantil, mais um projeto de leitura intitulado: ‘Uma Centena de Histórias’. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Educação (Seduc).

A ação já está em vigor nos Núcleos de Educação Infantil municipais (NEIMs) e conveniadas (NEICs), além das unidades de pré-escola (EMEIs), envolvendo as crianças até os cinco anos.

O Projeto tem duração durante todo o ano letivo e abrangediversas atividades relacionadas à leitura, incluindo rodas de histórias, leituras simultâneas com colaboradores e parentes, visitas à biblioteca, entre outras atividades.

A equipe gestora acompanha “Uma Centena de Histórias”, de forma a garantir que os professores incluam o hábito da leitura diária em seu ensinamento, além de realizarem um registro dos livros que estão sendo abordados com os alunos.

De acordo com a coordenadora de Ações Educacionais das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da Seduc, ao longo do projeto, cerca de cem livros de acervo próprio serão abordados, como também os recebidos pela Seduc e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entre outros. “São os mais variados gêneros literários que estarão disponíveis nas instituições de ensino, além do incentivo às escolas para o incremento de novos livros”.

A avaliação será feita observando o interesse e participação da criança, acompanhando o seu desenvolvimento durante o aprendizado, em suas habilidades comunicativas e em sua formação literária.

Ao finalizar o projeto, os estudantes irão realizar um sarau literário, com a participação da comunidade escolar, demonstrando o que foi aprendido durante a execução da iniciativa.