Equipamento fica na Vila Maia e presta atendimento estratégico às mulheres do Município

O Instituto da Mulher de Guarujá, mais conhecido como Casa Rosa, completou um ano de funcionamento no último dia 6. Neste período, o local realizou um total de 10.470 atendimentos, com uma média de 900 feitos ao mês. Para comemorar a data, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde apresentou balanço dos serviços prestados às munícipes na última sexta-feira (6).

A cerimônia de aniversário contou com a presença do prefeito da Cidade que parabenizou a equipe pelo trabalho desempenhado ao longo do ano. “Tenho muito orgulho desta equipe, que possui um enorme cuidado com a saúde feminina, em um espaço que não deixa a desejar em nada para clínicas particulares. Nosso objetivo em 2020 é dar cada vez mais uma saúde resolutiva, com a ampliação do atendimento”, comentou.

Na ocasião, a coordenadora de Saúde da Mulher da Prefeitura e ginecologista obstetra apresentou um balanço dos atendimentos. “Há exatamente um ano inaugurávamos este espaço. Aqui tem o trabalho de toda uma equipe em que as mulheres atendidas recebem um olhar diferenciado”.

Os quase 10.500 atendimentos incluem ultrassonografias, laqueaduras, vasectomias, inserção de métodos contraceptivos, cauterização, cirurgias ginecológicas, mastologia, além dos grupos de gestantes, entre outros serviços.

Ainda na oportunidade, a equipe da Casa Rosa entregou cerca de 200 lenços ao setor de oncologia do Hospital Santo Amaro (HSA). Os itens foram arrecadados por meio de doações, durante a campanha Outubro, nas unidades da rede municipal de saúde.  Além disso, um grupo de cerca de 10 mulheres que participam do grupo de gestantes receberam certificados.

Voltada à saúde da mulher, o Instituto da Mulher conta com várias especialidades para pacientes encaminhadas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No espaço, as pacientes recebem atendimento em ambulatórios de gestação de alto risco, mastologia, de cirurgia ginecológica e de planejamento familiar, além de exames de colposcopia e ultrassonografia, por exemplo.

São mais de 300 m2 de área construída, em um terreno de aproximadamente 402 m2. O prédio, de dois pavimentos, é totalmente climatizado e dispõe de oito consultórios e salas de ultrassom, expurgo, interativa, esterilização, além de cozinha, recepção e banheiros (adaptados).

Confira os principais dados de atendimentos:

Prontuários

4.740 pacientes cadastrados na Unidade

Ultrassonografias

Obstétrica: 538 realizadas

Transvaginal Gestacional: 435

Diversas (transvaginal, de mamas e vias urinárias): total de 1.063

Pré-natal de alto risco

Total de 580 realizados; destes, 62 são adolescentes

Nutricionista: 10 grupos

Psicóloga: 6 grupos

Gestantes/Adolescentes: 15 grupos