A Prefeitura de Guarujá entregou, na última quarta-feira (11), 65 certificados da capacitação permanente promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho. Durante o ano, os servidores refletiram sobre a política de assistência social e também sobre as relações humanas no trabalho.

Guarujá é um dos pioneiros na implantação do setor de Gestão do Trabalho na Baixada Santista. A iniciativa foi instituída em 2009, pela Diretoria de Gestão Integrada e Planejamento, e compreende o planejamento, a organização e execução de ações relativas à valorização dos trabalhadores e a estruturação do processo de trabalho institucional.

“É muito importante que os trabalhadores estejam inseridos neste processo de educação permanente, porque possibilita a transformação da realidade no cotidiano do trabalho e, em consequência, implica na qualidade do atendimento ofertado aos munícipes atendidos pelos diversos serviços da Assistência Social”, afirmou a supervisora de Gestão do Trabalho.

As capacitações estão previstas no Plano Municipal de Capacitação e Educação Permanente dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Guarujá, aprovado em Conferência Municipal de Assistência Social (2011), com alterações em 2015.

Para a servidora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vicente de Carvalho, a iniciativa é fundamental. “Acredito que todos os trabalhadores saíram enriquecidos. A capacitação ampliou a visão de como organizar  o trabalho”, comentou.

A cerimônia aconteceu na Universidade de Ribeirão Preto Unaerp - Campus Guarujá (Av. Dom Pedro I, 3.300- Enseada) e contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e  diretores da Sedeas.