Equipe vai realizar filmagens do Programa Cinco Básicos- uma parceria inédita no Brasil, firmada entre a Prefeitura e o Movimento Internacional The Basics

Nesta quinta (9) e sexta-feira (10), a Prefeitura de Guarujá recebe a visita de representantes do ‘Cinco Básicos Brasil’, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A equipe vem à Cidade para acompanhar e filmar o Programa Cinco Básicos - uma parceria inédita no Brasil, firmada entre a Prefeitura e o Movimento Internacional The Basics, que estimula os cuidados na primeira infância.

Participam do programa, famílias acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 0 a 6 anos, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).

O programa visa à promoção de práticas de cuidado infantil baseadas em evidências científicas que apoiam o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças, desde o nascimento até os seis anos de idade.

O ‘Cinco Básicos’ é filiado à The Basics Learning Network, organização sem fins lucrativos, que foi incubada na Achievement Gap Initiative da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A iniciativa já capacitou os cuidadores da Sedeas a incluir rotinas que promovam o desenvolvimento infantil, como ser afetuoso com a criança, brincar, conversar, dar nome a objetos e animais, ler e cantar, em seu dia a dia.

Cinco Básicos
O ‘Cinco Básicos’ é um movimento que estimula as famílias na promoção do desenvolvimento infantil, por meio da interação de qualidade entre adultos e crianças.

O movimento é organizado ao redor de cinco princípios que resumem pontos centrais da ciência sobre o desenvolvimento na primeira infância: 1- Dar muito amor e controlar o estresse; 2- Falar, cantar e apontar; 3- Contar, agrupar e comparar; 4- Explorar através do movimento e da brincadeira e 5- Ler e discutir histórias.