Programa Vida Digna realocou munícipes para unidades habitacionais

A remoção de 580 famílias que viviam em palafitas, no Complexo Prainha/Marezinha, em Vicente de Carvalho, contemplou a empresa MRS Logística S.A com o Prêmio ANTT – Destaques 2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na categoria Interação com a Sociedade: Remoção e Reassentamento na Baixada Santista. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Guarujá e contempla o programa estadual Vida Digna, que realocou 580 famílias em novos conjuntos habitacionais.

A parceria de sucesso com a Prefeitura é conduzida pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a iniciativa concorreu com 130 projetos de todo o Brasil. A premiação incentiva o desenvolvimento de ações inovadoras e reconhece esforços positivos. Os critérios estabelecidos para avaliação das medidas de destaque foram rigorosos, incluindo a análise dos resultados obtidos, a utilização eficiente dos recursos e o nível de inovação implementado.

Programa Vida Digna

O programa estadual Vida Digna tem por objetivo a erradicação de palafitas em toda a Baixada Santista. Em Guarujá, as moradias são destinadas a famílias oriundas do Complexo Prainha/Marezinha, que ocupam palafitas na área portuária, na margem esquerda do Porto, em Vicente de Carvalho.

Com a cessão dos terrenos pela Prefeitura e a execução da infraestrutura urbana pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra), além do trabalho social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do Governo Estadual, construiu 580 unidades habitacionais, sendo 240 no Parque da Montanha e 340 no Cantagalo.

As unidades consistem em edifícios com andar térreo mais quatro pavimentos. Os apartamentos têm 49,52 metros quadrados, com sala de estar/jantar, dois dormitórios, cozinha, banheiro e área de serviço. Já a parte externa, na área comum, é dotada de estacionamento, quadra poliesportiva, playground, espaço de convivência e salão de festas.

Outros empreendimentos

Além disso, em um convênio anterior, as empresas MRS e Rumo Logística já haviam contribuído na construção de 574 moradias no formato triplex, que já foram entregues para famílias também oriundas do Complexo Prainha/Marezinha.

Guarujá tem a meta de concluir a entrega de 2.443 moradias até o fim do ano

A Prefeitura de Guarujá tem a meta de concluir a entrega de 2.443 moradias até o fim do ano. Desde 2017, o Município entregou 1.644 unidades, representando um avanço histórico na Cidade. O processo de trabalho social foi realizado em várias etapas: mobilização comunitária, educação ambiental e geração de renda, possibilitando às famílias beneficiadas adaptação às novas condições de moradia. Neste período, também foram entregues 3.737 escrituras definitivas para imóveis que foram regularizados.