Guarujá recebeu 14º Prêmio Hugo Werneck pela categoria Destaque Municipal e a cerimônia contou com a participação da ministra Marina Silva; TCE/SP também já premiou a ação

O Programa Recicla Guarujá ganhou, pela primeira vez, o 14º Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade, referência nacional como o “Oscar da Ecologia Brasileira”. A Prefeitura de Guarujá, a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano e a patrocinadora Rede pela Circularidade do Plástico são responsáveis pelo desenvolvimento da iniciativa e receberam o reconhecimento na última terça-feira (2), em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais (MG).

A cerimônia de premiação reuniu autoridades de todo o País, como a ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Entre as 20 categorias em disputa, Guarujá garantiu reconhecimento na ‘Destaque Municipal’, pelos avanços que realiza na logística reversa do plástico e outros recicláveis desde 23 de junho de 2022, quando foi sancionada a Lei Municipal 5.031/22, que instituiu o programa premiado.

A solução inovadora é da ONG Espaço Urbano, que apresentou a proposta e firmou um termo de cooperação junto à Administração Municipal para garantir a implantação e manutenção de Eco Lojas, campanhas de educação ambiental, workshops de gestores públicos e capacitações. Todo o programa é gerido com o apoio direto dos moradores.

O secretário adjunto de Meio Ambiente de Guarujá, recebeu a premiação em mãos junto de representantes da ONG Espaço Urbano e comemorou a nova conquista. “Vamos continuar trabalhando arduamente para que essa política pública funcione plenamente e mobilize cada vez mais cidadãos. Deixo aqui um agradecimento especial a todos que já fazem parte dessa história e lutam por um planeta mais sustentável”, finalizou.

Resultados promissores

O Programa Recicla Guarujá é uma potente ferramenta de transformação social e resultados promissores. Já são mais de 70 mil pessoas impactadas; mais de 100 toneladas de plástico reutilizado; 17 Eco Lojas inauguradas para a troca de recicláveis por alimentos, brinquedos, moedas sociais e outros itens; mais de 400 agentes ambientais formados; além de mais de 220 ações de conscientização realizadas.

Prêmio Boas Práticas-ODS

Em 2022, antes mesmo de completar um ano de desenvolvimento, o Programa Recicla Guarujá conquistou o Prêmio Boas Práticas-ODS do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). O Município foi condecorado pela primeira vez por atender ao novo marco legal de saneamento básico, instituído pela Lei Federal 14.026/2020, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU. O reconhecimento ocorreu porque o programa assegura padrões de consumo e produção sustentáveis, erradicação da pobreza, redução das desigualdades e combate à fome.