Em 2021, a Secretaria de Saúde mantinha 12 termos formalizados com instituições para diversos atendimentos de saúde; hoje são 36

Com o intuito de facilitar o acesso da população às mais variadas terapias e atendimentos de saúde, a Prefeitura de Guarujá triplicou o número de convênios com entidades ligadas ao terceiro setor e que prestam serviços para a rede municipal de saúde. Em 2021, a Cidade possuía 12 termos formalizados, número que aumentou, expressivamente, para um total de 36.

O crescimento demonstra o investimento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) junto ao setor, no sentido de descentralizar os serviços, garantindo o acesso dos munícipes aos atendimentos de saúde.

Neste ano, até o momento, as entidades já realizaram mais de 55.500 atendimentos à população, em mais de 20 diferentes áreas. Dentre eles, destacam-se os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Atualmente, a maioria dos pacientes é a que necessita de atividades que envolva a promoção física, motora e neurológica.

O secretário de Saúde de Guarujá, explica que o volume de convênios reforça o quanto a Prefeitura não tem medido esforços em investir na saúde da população. “Ampliar os convênios em diversos pontos da Cidade têm como objetivo levar, cada vez mais, uma assistência de qualidade, melhorando o acesso desses pacientes aos serviços complementares”.

Convênio com CRPI possibilita atendimento a mais de 400 famílias

O Centro de Recuperação de Paralisia Infantil (CRPI) de Guarujá é uma das entidades, que atualmente é responsável pelo atendimento de 400 famílias. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 anos e 11 meses, que apresentam algum comprometimento motor.

O convênio já permitiu que a entidade prestasse cerca de 26 mil atendimentos em todo o ano passado, entre reabilitação e ambulatorial. São mais de 20 profissionais atuando, que ofertam atendimento nas áreas de neurologia, pediatra, ortopedia, odontologia, assistente social, fisioterapia respiratória, fisioterapia motora, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e hidroterapia.

Pedro Maciel Ferretti Staff dos Santos, de 9 anos, passa por atendimento com neurologista e pediatra, há cerca de três anos. Sua mãe, Aline de Góes, moradora da Cachoeira, comenta que o filho evoluiu bastante após os atendimentos no CRPI. “A comunicação dele melhorou muito. Antes, não tínhamos esse recurso, que é importante na nossa vida e de muitas outras crianças que tanto precisam desse atendimento”, contou a mãe de Pedro.

A coordenadora técnica de saúde do CRPI, Daiana Barros, ressalta a importância do atendimento, a partir do termo formalizado com a Prefeitura. “Sem o convênio, seria difícil mantermos os serviços, já que ele contribui com mais de 50% da nossa demanda”, destaca.