Reunião teve o intuito de sensibilizar o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Samuel Kinoshita, no sentido de evitar que empresas do setor migrem para outros estados

Para evitar que empresas dos setores da indústria náutica e naval migrem para outros estados, a Prefeitura de Guarujá sugeriu ao Governo Estadual, na última quarta-feira (27), a criação de um programa de incentivos fiscais para o segmento. O objetivo do encontro foi de sensibilizar o Estado, em traçar novas estratégias, a exemplo da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para este nicho de mercado.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, esteve reunido com o secretário estadual da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita, em São Paulo para tratar do tema. O titular de Guarujá avalia que a reunião foi proveitosa, já que o secretário estadual se mostrou sensível ao pleito apresentado. Ele explica que o estado de Santa Catarina, por exemplo, oferece condições diferenciadas para empresas do segmento. Por isso, um programa estadual de incentivos evitará que empresas mudem sua localização a outros estados que oferecem vantagens.

Agora será formado um grupo de trabalho em conjunto com o Estado, envolvendo também as empresas do setor, para estabelecer diretrizes e formas de aumentar a competitividade no Estado, especialmente em Guarujá, que detém grande contingente de mão de obra especializada, e significativo número de estaleiros em atividade.

“Queremos que o Governo Estadual olhe com carinho para este mercado, tendo em vista que a produção é significativa em termos de embarcações produzidas e, principalmente, o número de empregos gerados”.

Também participaram da reunião, o superintendente de Portos, Jairo de Almeida Lima Neto; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado; o presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos, Eduardo Colunna; o diretor administrativo do Estaleiro Wilson Sons, Rui Lopes; o diretor do Estaleiro MCP, Manoel Chaves; e o vereador de Guarujá, Naldo Perequê.

Dados gerais

Na área naval, a Pérola do Atlântico possui hoje 22 estaleiros instalados no Complexo Industrial e Naval de Guarujá (Cing), que reforça importante vocação da Cidade e de grande potencial para novos investimentos. Já com relação à atividade náutica, Guarujá conta com mais de 7 mil embarcações cadastradas, 28 marinas na Cidade.