Visita faz parte de parceria para que a Universidade tenha uma base avançada na Cidade

A Prefeitura de Guarujá e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estudam firmar parceria para implantação de uma base avançada de pesquisa ambiental na Cidade. Com esse objetivo, na última sexta-feira (13), três professores da Unifesp – Campus Baixada Santista, participaram de uma visita técnica na Base de Monitoramento Ambiental, que funciona na Casa Flutuante Aratu (Km 13,5 da Estrada Guarujá-Bertioga).

Entre eles, estava o diretor do Instituto do Mar (Imar), professor Igor Medeiros, além de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). A expectativa é de que o local possa contar com projetos que tragam retorno para a comunidade localizada no entorno. Dentre as ideias que podem ser desenvolvidas estão também aulas práticas aproveitando o ecossistema da região. “O espaço é excelente. O flutuante com saída para o mar é importante para a instituição, assim como o manguezal e o estuário preservados no local”, avaliou Igor.

Caso a parceria seja concretizada, será a primeira base avançada da Unifesp Baixada Santista, fora do município de Santos. O auxiliar de fiscalização da Semam explica que a iniciativa é um passo importante para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de educação ambiental, além do cultivo de organismos aquáticos, que geram renda para a comunidade local.