Carnês têm vencimento diferenciado para cada zona, a partir de 18 de janeiro; cota única tem desconto de 3%. Quem optar por parcelar o pagamento do tributo já pode fazê-lo pelo site www.guaruja.sp.gov.br

A Prefeitura de Guarujá iniciou na terça-feira (21), a entrega dos mais de 115 mil carnês do IPTU para o exercício de 2022. Para pagamento da cota única será concedido desconto de 3%. Os carnês têm vencimentos a partir de 18 de janeiro.

Os primeiros vencimentos são os da Zona Centro (Vila Maia, Pitangueiras e Barra Funda). Dia 19/1 vencem os da Zona Sul (Astúrias, Tombo, Guaiúba e Jardim Las Palmas) e dia 20/1 os da Zona Oeste (Santo Antônio, Santa Rosa até o ferry boat).

No dia 20/01 vencem os carnês da Zona Leste (Enseada, Jardim Acapulco, Perequê, até o ferry boat de Bertioga); dia 27/1 é a vez dos carnês da Zona ZN Norte e Zona ZN Sul (Vila Alice, Jd. Santense, PaeCará, Monteiro da Cruz, Parque Estuário, Morrinhos, Morrinhos III, Vila Zilda, Conceiçãozinha, Jd. Brasil I e II, entre outros).

Inovação
Para todos os imóveis da Cidade – incluindo os que já integram o IPTU Digital – foram enviados o carnê impresso com cota única e as duas primeiras parcelas. O carnê reduzido com apenas os boletos da cota única e das duas primeiras parcelas é uma inovação da Prefeitura para a economia dos recursos públicos.

De acordo com o secretário de Finanças de Guarujá, cerca de 35% dos contribuintes da Cidade costumam pagar o IPTU em cota única. “Assim, não há necessidade de enviar o carnê inteiro, economizando os recursos públicos e ao mesmo tempo colaborando com as metas sustentáveis do planeta, reduzindo o uso de papel”, explicou.

Dessa forma, dentro das diretrizes do IPTU Digital, os boletos das zonas Centro, Sul, Leste e ZN Norte (Vicente de Carvalho), a partir da 3.ª parcela, estarão disponíveis apenas no formato digital e poderão ser acessados pela internet, no endereço www.guaruja.sp.gov.br/iptudigital.

Para as zonas Oeste e ZN Sul, que ainda recebem os carnês físicos, as demais parcelas serão enviadas em cada endereço a partir do mês de fevereiro, via Correios, além de também estarem disponíveis no site do IPTU Digital.

O munícipe que desejar antecipar o pagamento do imposto já pode fazê-lo, por meio do site www.guaruja.sp.gov.br, no link ‘Serviços On-line’ – ‘Consulta de Débitos’ e ‘Impressão de 2 via de Boletos’, opção ‘IPTU’ ou diretamente na página do IPTU Digital (www.guaruja.sp.gov.br/iptudigital ), inclusive com a opção de parcelamento no cartão de crédito.

Zona Leste incluída no IPTU Digital

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Guarujá adotou o sistema digital para pagamento do IPTU para três zonas territoriais: a Zona 0 que abrange a região central;    a Zona 1, região das Astúrias e Guaiúba; e Zona 5, em Vicente de Carvalho região do Jardim Santense e Vila Alice, que possibilita ao contribuinte entrar no site da Prefeitura e acessar seus carnês, antes enviados pelos Correios.

Para o ano de 2022, mais uma zona foi inserida no IPTU Digital, a Leste, que se refere à região da Enseada, Jardim Acapulco, Perequê, até o ferry boat de Bertioga.

A digitalização do IPTU foi implantada com foco na economia de gastos, visando diminuir a quantidade de carnês impressos, além de ser um modo mais moderno e eficiente. A Prefeitura tem como meta a digitalização de todo o lançamento do IPTU, como já é feito para a cobrança do mobiliário fiscal