Sistema de abastecimento de Guarujá será reforçado pelo Rio Trindade, capaz de fornecer até 100 litros de água por segundo

Atendendo a um pedido da Prefeitura de Guarujá, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) colocou em funcionamento uma nova estação de captação de água no Rio Trindade para reforçar o abastecimento da população de Guarujá e Vicente de Carvalho. O empreendimento fica no bairro Monte Cabrão, na área continental de Santos. O prefeito de Guarujá esteve no local na manhã desta segunda-feira (23), ao lado de representantes da empresa, para conhecer a estação, capaz de fornecer até 100 litros de água por segundo.

A nova fonte de captação levará água bruta à Estação de Tratamento de Água (ETA) Jurubatuba, que, por sua vez, é alimentada pelos rios Jurubatuba e Jurubatuba Mirim, responsável por atender toda a Ilha de Santo Amaro. Uma nova tubulação adutora de 4,3 quilômetros direciona as águas desse manancial, por bombeamento, até uma interligação com outra adutora de maior diâmetro.

O diretor de Operações da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, calcula uma redução de 70% no número de reclamações de falta de água após o início das operações dessa nova estação. “Na comparação com os números de 2022, no mesmo período, tivemos essa queda significativa. Isso quer dizer mais qualidade de vida e mais saúde para a população”.

Os moradores serão beneficiados com mais esta alternativa para fornecimento de água, principalmente no período de estiagem, quando ocorre uma maior oscilação na pressão da água distribuída, complementou Souza.

O prefeito destaca que a conquista é resultado de insistentes reuniões e pedidos ao Governo do Estado e Sabesp. “Não medimos esforços para garantir água na torneira das pessoas, principalmente em Vicente de Carvalho. Água é saúde, qualidade de vida e, acima de tudo, um direito”, pontuou.

Atualmente, a Sabesp mantém à disposição, durante 24 horas, atendimento aos clientes pelos seus canais oficiais. Para consultar informações ou solicitar vistoria diante de qualquer emergência, a Companhia orienta que o endereço completo seja comunicado pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita) ou por mensagem de texto no WhatsApp oficial do órgão (11) 3388-8000.