Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande receberá a terceira edição do evento, dedicado aos criadores de abelhas sem ferrão


O 3º Seminário de Meliponicultura do Litoral Paulista será realizado neste sábado (14), na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, das 8 às 17 horas. O evento, dedicado aos criadores de abelhas sem ferrão, é organizado pela Associação de Meliponicultores do Estado de SP (AMESAMPA), em parceria com as secretarias de Cultura e de Meio Ambiente de Guarujá, e contará com novidades neste ano.


Além de apresentações de alto nível técnico, oficinas práticas com colônias de abelha sem ferrão e da presença de grandes meliponicultores dos estados de São Paulo e da Bahia, o evento também será uma oportunidade de aproveitar o fato de a Região abrigar várias comunidades indígenas. Estarão presentes representantes da etnia Guarani, destacando o trabalho que a AMESAMPA realiza junto as comunidades.


O encontro tem o intuito de promover uma integração entre essas diferentes comunidades, promovendo assim uma reflexão e uma discussão conjunta, para o delineamento de ações que venham a contribuir para o resgate histórico e cultural da relação da etnia Guarani com as abelhas sem ferrão e para a introdução da meliponicultura junto a essas comunidades.


Além das atrações, haverá também uma feira de produtos, e sorteio de itens. Os ingressos do segundo lote custam R$65,00, que serão revertidos para a estrutura e realização do evento, que não tem fins lucrativos. Os interessados deverão também doar um quilo de alimento não-precível ao Fundo Social de Solidariedade. A compra pode ser feita no link: https://www.sympla.com.br/iii-seminario-de-meliponicultura-do-litoral-paulista__715494 .