Mais de 50 moradores estiveram nesta quarta-feira (24) no Teatro Municipal Procópio Ferreira; secretários municipais responderam quase 40 demandas


Mais de 50 moradores de Guarujá estiveram no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba), na noite de quarta-feira (24), para participar de uma audiência pública para discutir o Orçamento Municipal de 2023.


Durante o evento, que contou com a participação de todos os secretários municipais, foram encaminhadas sugestões por meio de um formulário distribuído no próprio Teatro. No papel, foram preenchidos nome, bairro, telefone e entidade. É fundamental a participação da população com sugestões sobre a gestão de recursos da Cidade, pois ajuda a decidir como e onde eles serão aplicados.


Os titulares de cada pasta subiram ao palco, um a um, e responderam 39 sugestões, dúvidas e questionamentos enviados pela população. No formulário, as secretarias municipais estavam separadas em três eixos de desenvolvimento: social, econômico e urbano.


Em ‘desenvolvimento social’, estão Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação e Cultura. Do item ‘desenvolvimento econômico’, fazem parte Infraestrutura e Obras, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Já em ‘desenvolvimento urbano’, podem ser incluídas as secretarias de Meio Ambiente, Segurança, Trânsito e Operações Urbanas.


Todo o material foi analisado pelos titulares de cada pasta, mas, posteriormente, o material será estudado novamente pela Administração Municipal. O objetivo da Prefeitura de Guarujá é desenvolver uma cultura democrática, tornando o cidadão protagonista de decisões a respeito da aplicação de recursos, além de também ser um mecanismo de execução de políticas públicas, soluções para problemas que afetam uma coletividade, reforçando a transparência de informações orçamentárias, prestando contas aos cidadãos e melhorando a qualidade de governança.


Pela internet


Pela internet, também foram encaminhadas até o momento mais de 60 sugestões. Está disponível o link https://bit.ly/3R2rOl8, que é o canal de contribuição de ideias para o Orçamento Participativo. O objetivo é que todos os moradores de Guarujá possam enviar sugestões e propostas. Para participar on-line, é necessário escolher uma área de interesse e descrever a sugestão para seu bairro até o próximo dia 29. Acessando o site mais de uma vez, é possível opinar em quantas áreas desejar. Outro canal para comunicação é o e-mail [email protected].


Perguntas enviadas

Desenvolvimento e Assistência Social: 19


Educação: 13


Saúde: 12


Cultura: 11


Infraestrutura e Obras: 11


Trânsito: 10


Serviços Urbanos: 9


Defesa e Convivência Social: 7


Meio Ambiente: 7


Habitação: 4


Turismo: 3


Desenvolvimento Econômico e Portuário: 2


Total: 108