Com a finalidade de aperfeiçoar o atendimento dos serviços voltados à população, com mais rapidez e eficiência, bem como agilizar o trabalho dos servidores municipais, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Modernização e Transformação Digital (Semod), realizou melhorias voltadas à tecnologia da informação, com o objetivo de levar alta capacidade de dados a todos os próprios públicos, por meio das maiores operadoras do país.

O novo sistema foi implantado, pensando, inclusive, nas mais diversas condições climáticas, com reserva de baterias em todos as unidades e uma proteção física completa da estrutura. Foram instalados equipamentos de última geração, com capacidade de fazer a gestão automática da rede, com seis núcleos centrais de redundância, que é utilizada para manter o dispositivo/sistema disponível sem interrupções ou perdas de dados, tendo ao menos duas opções que sejam capazes de operar tranquilamente mesmo se uma delas deixar de funcionar.

Estrutura

A estrutura tecnológica da Prefeitura é composta por mais de 6 mil computadores, distribuídos em todos os setores internos e externos, interligados entre si, integrando arquivos, e-mails, acessos e muita segurança da informação.Antes do novo projeto, a rede anterior oferecia 1 GB por segundo, hoje as 170 unidades da Prefeitura contam com 172 GB por segundo e são atendidas ao mesmo tempo, por mais de uma instalação de fibra óptica, o que garante funcionamento ininterrupto.

Na Secretaria de Educação, as escolas passam a ter 1.2 GB por segundo de forma exclusiva, garantindo atendimento de qualidade e ensino digital instantâneo com downloads rápidos e eficientes, com a implantação, futuramente, de moderno sistema de Wi-Fi para uso dos alunos.