Toda pessoa física ainda pode destinar parte do Imposto de Renda (IR), que será direcionada a diversas instituições, até o próximo dia 31; Guarujá já arrecadou R$ 261.428,44

Referência estadual, Guarujá entra na última semana de arrecadações da Campanha ‘Eu Sou Cidadão Solidário’. Desde 15 de março, toda pessoa física pode destinar 3% do imposto de renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e 3% ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI), que repassarão o montante arrecadado para diversas instituições. As destinações podem ser feitas até o próximo dia 31.

Até o momento, o Município já arrecadou R$ 261.428,44, sendo R$ 142.217,07 ao FUMCAD e R$ 119.211,36 ao FMDI. No início da Campanha, a Receita Federal estimava um potencial de arrecadação de R$ 4.234.489,88 para Guarujá. Com o engajamento na causa, esse número já foi atualizado para R$ 10.198.099,30, mais que o dobro. Guarujá está entre as 20 cidades do Estado de São Paulo que mais recebem destinações.

Nos últimos anos, diversas associações da Cidade puderam vivenciar crescimento de suas estruturas com o valor destinado. O Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral (CRPI), por exemplo, utilizou o valor para reformar o espaço em que os alunos fazem refeições e participam de atividades de recreação e lazer. Além disso, foi adquirido um elevador que insere e retira as crianças em uma piscina que auxilia em atividades importantes para o desenvolvimento das funções motoras e sensoriais.

O Centro de Formação Profissional – Camp Guarujá foi outra instituição contemplada e adquiriu computadores modernos, auxiliando no desenvolvimento e inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

O contador de Guarujá e entusiasta da causa, Paulo Rogério da Costa, reitera que as destinações podem mudar vidas. “Tudo o que é revertido a essas entidades auxilia crianças, adolescentes e idosos em áreas primordiais da vida, como a profissional, e cultural e. principalmente, no âmbito da saúde. Esperamos que, quem ainda não destinou, possa contribuir nesses últimos sete dias de campanha”, afirmou.

Como destinar

1 - Para fazer a destinação de parte do Imposto de Renda, o contribuinte deve entrar no site da Receita Federal (HTTP://receita.fazenda.gov.br);

2 – Após preenchimento de todos os rendimentos tributáveis, acesse a aba Resumo de Declaração, clique no Cálculo do Imposto e observe o seu imposto devido, somente na declaração completa de Pessoa Física;

3 – A seguir, clique no item Doações Diretamente na Declaração – ECA e clique em Novo; em Tipo de Fundo, selecione o Municipal;

4 – Em UF, selecione o estado SP;

5 – Em Município, selecione Guarujá;

6 – Embaixo, à direita, observe o valor disponível para doação;

7 – No campo Valor, preencha até o limite disponível para doação;

8 – Repetir os passos acima, para Destinação Idoso.