Projeto garante semanalmente, uma alimentação diversificada, com frutas, legumes e verduras para 156 famílias cadastradas

O Projeto Feira da Cidadania distribuiu 176,2 toneladas de alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social de Guarujá, nos últimos sete anos. A iniciativa garante semanalmente uma alimentação diversificada, com frutas, legumes e verduras para 156 famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A iniciativa da Prefeitura é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), por meio da superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (Segan), que fica na Rua Washington, 700 - Centro. As equipes arrecadam, semanalmente, junto aos feirantes, supermercados e comércios de hortifrutis, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas ainda dentro das condições sanitárias para consumo humano.

“Temos uma equipe técnica responsável por fazer toda a seleção e higienização dos alimentos e colocá-los numa cesta com kit de 10 kg de hortifruti, que são destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Cras”, explicou o secretário da Sedeas, Rafael Carvalho.

Balanço

Só este ano, já foram doadas 2,5 toneladas de alimentos, entre frutas, legumes e verduras, um resultado promissor, considerando que, ao longo de 2023, foram 16 toneladas.

Os alimentos são higienizados, separados e acondicionados de acordo com o valor nutricional. As entregas acontecem todas as semanas, na Segan, para famílias cadastradas.