Ação acontecerá na Praia da Enseada; participantes também farão caminhada pela Avenida Miguel Estefno


Guarujá segue sendo exemplo de Cidade acolhedora e acessível. Neste domingo (14), a partir de 7 horas, o Município receberá 40 famílias de pessoas com deficiência (PCD), vindas da cidade de Hortolândia, que conhecerão a Praia da Enseada. A iniciativa é do Instituto Pernas Voluntárias, com apoio da Prefeitura de Guarujá, Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa), Educasurf e Surf Especial.


A programação comoça às 7 horas, com um aquecimento na Praça Horácio Lafer (Jardim Terejebra). Logo em seguida, as famílias farão uma caminhada pela Avenida Miguel Estefno. As pessoas com deficiência em cadeira de rodas, terão auxílio de voluntários do Pernas Voluntárias, Adisa, Educasurf e Surf Especial.


Às 9 horas, elas voltarão a se reunir na altura da Praça Horácio Lafer para conhecerem o mar e praticarem o surf. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel), disponibilizará quatro cadeiras anfíbias adaptadas, que são utilizadas no Programa Praia Acessível do Município, para auxiliar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a acessarem o mar.


A fundadora e presidente do Pernas Voluntárias, Cristiane Rocha, comemorou a oportunidade. “Foi a pedido de famílias que nunca conheceram o mar e, quando entramos em contato com a Prefeitura de Guarujá, fomos super bem atendidos, e estamos tendo todo o apoio para a nossa ida”, afirmou.


Pernas Voluntárias


O Instituto Pernas voluntárias é uma organização independente, privada, de interesse público e sem vínculos político-partidários, com fins não econômicos. Foi fundado em 2016, na cidade de Hortolândia, com intuito de atender a demanda de serviços de apoio comunitário aos deficientes, por meio da prática de esporte.