‘Dia Verde’ da Prefeitura acontece nesta sexta-feira (12), das 9 às 12 horas; haverá, ainda, mutirão de limpeza para recolha de microlixo

A Prefeitura de Guarujá promove, nesta sexta-feira (12), o primeiro ‘Dia Verde’ deste ano. Desta vez, ação é aberta não só aos servidores municipais, como também aos moradores e turistas. Por isso, a programação acontece na Praia das Astúrias, das 9 às 12 horas, no popular canto dos pescadores. Haverá troca de óleo de cozinha usado e plásticos higienizados, por produtos ecológicos, como canetas e agendas, além de um mutirão para recolha de microlixo.

A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática de (Semam), em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos das Astúrias e Galhetas (AMAAG). Os participantes devem levar no mínimo 20 embalagens plásticas higienizadas ou dois litros de óleo de cozinha usados para que possa realizar a troca dos materiais recicláveis por produtos ecológicos.

Durante o evento, haverá entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os participantes do mutirão, como luvas, protetor solar e álcool em gel. Além disso, os voluntários terão direito a lanche e todos os alcançados poderão levar para casa uma muda nativa da Mata Atlântica doada pela Semam.

O objetivo da atividade educativa é que o poder público, cidadãos, empresas e entidades trabalhem em sinergia na conscientização sobre a importância da coleta seletiva, sobretudo, para combater a poluição marinha.

Programa Vizinhança Solidária

Na oportunidade, também será lançado o Programa Vizinhança Solidária (PVS) do bairro Jardim Astúrias. A iniciativa é um conjunto de medidas que visam combater ocorrências criminosas a partir de palestras de prevenção e sensibilização, colocação de placas indicativas, interação entre moradores em grupos nas redes sociais e monitoramento de indicadores. De forma espontânea e voluntária, qualquer um pode participar, basta procurar a Companhia da Polícia Militar e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) mais próximos do seu bairro.