Programação conta com palestras, rodas de conversa, intervenções culturais, além de ato dedicado a Zumbi dos Palmares

A Prefeitura de Guarujá realiza de quarta-feira (16) a domingo (20), a Semana da Promoção da Igualdade Racial. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra e tem o objetivo de debater políticas públicas de combate ao racismo. A programação conta com palestras, rodas de conversa, intervenções culturais, além de ato dedicado a Zumbi dos Palmares.

A iniciativa é coordenada pelas secretarias de Comunicação e Relações Sociais (Secom), por meio da Política Pública de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos, além da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá.

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares,em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O dia é dedicado à reflexão e valorização da cultura afro-brasileira.

Confira a programação:

Quarta-feira (16)

· 10h e 15 horas - Palestra: Discriminação Racial e formas correlatas de Intolerância.

Palestrante: Professor Adriano Gonzaga

Local: Escola Estadual Professor Waldemar da Silva Rigotto (Rua 1º de Maio, s/nº - Sítio Pae Cará)

· 19 horas - Palestra: Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.

Palestrante: Contra Mestre Ajé

Intervenção Cultural - Grupo Afroketu

Local: Centro Cultural Afroketu (Avenida Antenor Pimentel, s/nº - Centro Comercial)

· 20 horas - Podcast Comunidade Negra em Foco.

Tema: Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância

Transmissão: Facebook: @prefeitura.guaruja

Quinta-feira (17)

· 19 horas - Palestra: Mulheres Pretas e Empoderadas.

Palestrante: Dani Lino

Intervenção Cultural: Grupo Cultural Afoxé Motumbaxé

Local: Ilê Asé Alaketu Obirin – Casa da Mãe Adalci (Av. Luíz Gama, 1049 - Vicente de Carvalho)

· 20 horas - Palestra: Comunidade Negra em Foco

Palestrante: Dr. Fábio Barazal

Local: Casa Da Mãe Danda - Associação Ilê Asé Alaketu Abébè (Rua Panaiote Musculis, 397 - Santa Rosa).

Sexta-feira (18)

19 horas - Palestra: Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.

Palestrante: Professora Dani Lino

Intervenção cultural - Escola de Capoeira Angola Raiz Negra

Local: Associação de Melhoramentos da Prainha (Rua Nova, s/nº - Prainha)

Sábado (19)

· Das 14 às 16 horas- Roda de Conversa: “Cultura Afro-Brasileira”.

Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba)

(Transmissão on-line nas redes sociais da Secult: @culturaguaruja)

· 17h às 18 horas - Roda de Capoeira

Local: Teatro Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba)