Votação acontece às 10 horas, em quiosque na Praia do Tombo; ao todo, serão escolhidos 12 candidatos, entre representantes do poder público e da sociedade civil

A Prefeitura de Guarujá realiza, nesta terça-feira (30), às 10 horas, as eleições para definir o Conselho Gestor da Praia do Tombo no biênio 2024/2026. O pleito é responsável pela governança ambiental e turística do local, atendendo aos 33 critérios do Programa Bandeira Azul. A votação acontece na Praia do Tombo, no Quiosque do Alemão (Avenida Prestes Maia, 384 - Jardim Las Palmas).

Os interessados em concorrer a uma vaga devem se candidatar no e-mail [email protected], encaminhando a solicitação aos cuidados de Shirley Costa, ou presencialmente, antes do início da assembléia ordinária. O edital de convocação pode ser conferido na edição do Diário Oficial da última sexta (26).

Desta vez, serão eleitos 12 membros, sendo seis destes representantes de uma instituição ambiental, dos comerciantes e ambulantes locais, de associação de bairro e universidades situadas na Cidade. Já a outra metade da equipe de trabalho será composta por membros das secretarias municipais de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), Defesa e Convivência Social (Sedecon),Esporte e Lazer (Sel), Turismo (Setur), Cultura (Secult) eOperações Urbanas (Seurb).

Plano de trabalho

Após as eleições, o Conselho fará encontros periódicos, com apresentações de propostas para o melhor ordenamento da região. As deliberações são registradas em atas e relatórios.

O Conselho Gestor da Praia do Tombo é paritário. A composição é fundamental para fortalecer a responsabilidade compartilhada entre a Administração Municipal e a sociedade civil, além de conscientizar a populaçãosobre os desafios para manter Guarujá como recordista de certificações da Bandeira Azul na América do Sul – a Cidade é a única a somar 14 certificações consecutivas.

Programa Bandeira Azul

Com a 14ª Bandeira Azul hasteada, a Praia do Tombo é recordista de premiações na América do Sul. O reconhecimento é daFoundation for Environmental Education (FEE), uma Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa que avalia índices de gestão de qualidade ambiental como infraestrutura, balneabilidade da água, segurança, turismo sustentável e educação sobre a responsabilidade social dos visitantes. Outro destaque é que Guarujá é a única do Estado de São Paulo a ter o selo em três lugares, pela concessão também ao Iate Clube e Marinas Nacionais.