Mais de 34 mil matriculados na rede municipal de ensino prepararam apresentações e brincadeiras lúdicas especiais

A Prefeitura de Guarujá realiza, desde o início desta semana, o ‘Dia de quem cuida de mim’, na rede municipal de ensino. São mais de 34 mil estudantes dedicados a homenagear as pessoas que reconhecem como figura materna, ou seja, suas referências no cuidado diário dentro de casa. Apresentações e brincadeiras lúdicas marcam a data.

Criada em alusão ao ‘Dia das Mães’, celebrado sempre no segundo domingo do mês de maio, a proposta envolve todos os níveis de ensino. No Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Celso Raimundo Jerônimo, que fica no bairro Santo Antônio, teve programação para as 70 crianças matriculadas com idade de 4 meses a 3 anos, além de seus responsáveis. A agenda aconteceu na última quinta-feira (9).

As mães e responsáveis foram convidados a participar de uma atividade personalizada pelas educadoras das respectivas turmas. Cada uma delas teve como base o primeiro princípio do Programa Cinco Básicos, que é “Dar muito amor e controlar o estresse”.

O berçário, por exemplo, teve um momento relaxante com Shantala, uma massagem para bebês com técnica de origem indiana. Já nas salas do Infantil 1, 2, 3 e 4, os pequenos também participaram de dinâmicas sensoriais como a ‘Árvore do carinho’, leitura de ‘O livro da família’, música e dança. O foco foi incentivar a troca de cuidados e brincadeiras.

A mãe da pequena Alice, Maria Alcione, não pensou duas vezes em pedir para readaptar o horário de trabalho e acompanhar a filha. “Há 3 anos venho dando o meu máximo para participar de momentos como esse, porque quero que ela saiba que sempre a apoiarei. Já passei pela dor de perder um filho e ela é o meu maior presente depois dessa tempestade que nunca imaginei enfrentar”, finalizou.

De acordo com o secretário de Educação de Guarujá, o compromisso da rede municipal de ensino é comemorar o Dia das Mães por meio da valorização e respeito. “O nosso intuito é incentivar a lembrança vivida, tão importante para fortalecer o vínculo de amor e carinho entre pais e filhos. São momentos que ficarão para sempre em suas memórias, além de ampliar o tempo de qualidade”.