Evento acontece neste dia 20 e reúne especialistas, pesquisadores e sociedade civil para discutir estratégias focadas na gestão de resíduos


A Prefeitura de Guarujá encerra, nesta segunda-feira (18), as inscrições para o 1° Fórum Municipal de Combate ao Lixo no Mar, em https://doity.com.br/1-frum-municipal-de-combate-ao-lixo-no-mar. O evento é gratuito e acontece nesta quarta-feira (20), das 8 às 12 horas, no Iate Clube, que fica na Rua Funchal, 1.140 – Jardim Santa Maria. São esperados seis especialistas regionais, entre representantes da iniciativa privada e pesquisadores.


Com o tema ‘Unidos pelos Oceanos’, a iniciativa discutirá investimentos em pesquisas, projetos e ações de médio a longo prazo, tanto para a gestão de resíduos, quanto para a proteção da biodiversidade marinha. Trata-se de uma continuidade aos debates. já iniciados, nas oficinas de elaboração do Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar. Uma das principais metas é consolidar estudos, analisar financiamento de programas e trocar experiências.


Nesta edição inédita, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que é responsável pela iniciativa em parceria com o Projeto Nossos Mares, ampliará o alcance da sociedade civil organizada e demais segmentos a partir de duas estratégias. Além de acompanhar o evento presencialmente, será possível garantir o acesso virtualmente, pois haverá transmissão ao vivo no YouTube @semamguaruja.


Entre os palestrantes confirmados estão o professor e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ronaldo Christofoletti; superintendente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Autoridade Portuária, Sidnei Aranha; presidente da Prolata Reciclagem, Thais Fagury; e jornalista Paulo Schiff.


Espaço democrático


O foco do Fórum é reunir pesquisadores, indústrias, universitários, especialistas de diversas áreas e sociedade civil. As trocas acontecerão nas palestras, mesas temáticas e sessões especiais com trabalhos científicos.


Parcerias de incentivo


O Fórum é realizado com o incentivo de importantes apoiadores. Entre eles, a Autoridade Portuária, Iate Clube, Fundação Florestal, entidade S.O.S Rio do Peixe, Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano e empreendimentos imobiliários da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu.