Política pública foi discutida em agenda do prefeito com os conselhos municipais de Alimentação Escolar e Educação

Garantir a segurança alimentar é prioridade para a Prefeitura de Guarujá na rede municipal de ensino. Por isso, além de assegurar a aprendizagem dos mais de 34 mil matriculados nos equipamentos educacionais, o Município fornece, mensalmente, cerca de 811.800 refeições. A média é de cinco pratos servidos em diferentes horários, entre café da manhã, lanche, almoço, ceia e jantar.

Com foco na manutenção desta e outras políticas públicas, o prefeito se reuniu aos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar (Cae) e Educação (CME) na última terça-feira (30). O diálogo envolveu servidores públicos, representantes da sociedade civil e profissionais da iniciativa privada.

A principal função do Cae é acompanhar o cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio de inspeções gerais nas cozinhas, planejamento de refeições e balanço de qualidade de itens adquiridos como carnes e hortifrútis. Os serviços são realizados entre grupos de trabalho permanentes que analisam, ainda, as prestações de contas. Uma das metas para este ano letivo é ampliar as visitas técnicas.

O chefe do Executivo anunciou que o objetivo será atingido. “A nossa estimativa é ampliar a frota da Educação com sete novos veículos. O reforço garantirá mais facilidade de deslocamento, conforto e segurança na jornada de trabalho. Aproveito para agradecê-los pelo compromisso de trazer as necessidades da população, pois vocês são uma ponte fundamental para a manutenção e criação de políticas públicas”, destacou o prefeito.

Novo formato da EJA

A servidora e presidente do CME, Paula Cespedes, pontuou os impactos positivos do diálogo assíduo entre os conselheiros, uma vez que há membros da Administração Municipal, iniciativa privada e sociedade civil. “Graças à escuta ativa, estudamos um novo formato para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta, inclusive, já foi encaminhada pela Prefeitura para análise do Ministério da Educação (MEC). Só temos motivos para agradecer pela parceria”, finalizou.

Avanços

O secretário municipal de Educação, apresentou diversos avanços da Cidade em 2023. Entre eles, a aquisição de 90 impressoras em 3D, troca de 600 computadores, realização dos Jogos Escolares, desenvolvimento de projetos socioambientais e formações. “Contem sempre conosco para seguir trabalhando pelo crescimento de Guarujá e Vicente de Carvalho”, reforçou.

Conselhos ouvidos em 2024

Desde o último mês de janeiro, o prefeito vem se reunindo com os Conselhos Municipais. Ao todo, são 18 segmentos e quase metade já foi recebida pelo chefe do Executivo neste ano. Os encontros periódicos são uma forma de discutir demandas, buscar soluções e investir em estratégias para a execução das políticas públicas.