Estudo analisou dados de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes para classificar os 100 mais desenvolvidos e conectados do País

Guarujá é a segunda cidade mais inteligente da Baixada Santista, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022. A pesquisa analisou dados de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes para classificar os 100 mais desenvolvidos e conectados do País.

O estudo é realizado a partir de 75 indicadores divididos em 11 eixos temáticos: mobilidade urbana, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia.

Publicado anualmente, o Ranking foi idealizado pela Necta e Urban Systems e apresenta as configurações reais das cidades, funcionando como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município.

O mapeamento faz parte da Plataforma CSC, que foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana. As frentes de atuação incluem os Eventos Connected Smart Cities & Mobility e Parque da Mobilidade Urbana em parceria com o Mobilidade Estadão, o Learn, o Ranking, o Portal e o Prêmio além do desenvolvimento de projetos especiais.

“Uma cidade inteligente é composta por projetos de gestão pública que se apoiem na sustentabilidade, pensando no bem-estar das próximas gerações. O futuro é planejado hoje e, com o aparato tecnológico necessário, podemos desenvolver soluções que impactem a sociedade como um todo, tornando as respostas mais ágeis às necessidades da população”, afirma a secretária municipal de Planejamento.

Segundo a União Européia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Dentro dos eixos avaliados, Guarujá alcançou a segunda posição na Baixada Santista, a sétima em Segurança, 27º lugar em Governança, a 61ª colocação em âmbito nacional, a 72ª posição em Urbanismo, a 79ª em Economia e o 78º lugar em Mobilidade. O ranking completo está disponível no site https://ranking.connectedsmartcities.com.br/.