No comparativo entre 2020 e 2022, arrecadação de ISS proveniente da atividade portuária no Município aumentou 87%, traduzindo em números a pujança e o desenvolvimento do setor em Guarujá

Crucial para a balança comercial brasileira, o Porto de Santos, o maior Porto da América Latina, celebra 131 anos nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro. Grande vetor de desenvolvimento e polo gerador de empregos, o complexo portuário da Baixada Santista tem boa parte de suas atividades, incluindo importantes terminais de exportação, instalados no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.

E o setor só cresce na Cidade: de 2020 para 2022, a arrecadação de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) subiu de R$ 96,5 milhões para R$ 180,5 milhões, um salto de 87%.

E o Município espera alavancar ainda mais o setor, com políticas como a ampliação dos terminais portuários, que será possível com a remoção de 649 famílias do complexo Prainha para o Conjunto Parque da Montanha, um projeto da Prefeitura em parceria com a Autoridade Portuária de Santos, cujas obras estão em andamento, com investimentos da ordem de R$ 40 milhões.

O Porto tem sua margem esquerda localizada em Guarujá. Isso demonstra o papel importante que o Município tem na responsabilidade por boa parte de toda a movimentação geral. Hoje, 40% da movimentação total do complexo portuário da Baixada Santista passa pelos terminais de Guarujá.

Em 2022, foram 162 milhões de toneladas de cargas movimentadas em todo o Porto, sendo quase 65 milhões em Guarujá. Pela Cidade passam as principais riquezas do agro. Açúcar, milho e soja (grãos e farelos) chegam ou são transportados para diversos destinos, entre eles como China, Índia e Nigéria.

Números

Para se ter uma ideia, em 2022, no Porto de Santos, o acumulado foi recorde, com a movimentação de 150,4 milhões de toneladas. Os números cresceram 11,5% os dados obtidos em 2021. Ao analisar somente o mês de novembro de 2021 e do ano passado, o setor registrou alta de 8,2%.

As toneladas de carga conteinerizada, por exemplo, apresentaram alta de 2,4% no comparativo com 2021, chegando a 47,7 milhões. As atracações também indicam evolução foram 4.756 no ano passado, sendo 7,3% superior ao registrado em 2021.

Além disso, o Porto de Santos representa mais de 25%, ou seja, 1/4 de movimentação da balança comercial brasileira. Neste aspecto, a área situada em Guarujá é também responsável por tornar o Porto o maior exportador de açúcar, suco de laranja e café em grãos do mundo.

Guarujá vê ligação seca como um dos principais projetos de desenvolvimento portuário

Para que o Porto se desenvolva ainda mais e de maneira ordenada, são necessários que alguns projetos saiam do papel. Além da segunda fase da Avenida Perimetral, o prefeito de Guarujá defende a ligação seca (por túnel sob o canal do Estuário) entre a Pérola do Atlântico e o Santos. “Sem dúvida, será um marco do avanço de toda a Baixada Santista trazendo benefícios tanto para a comunidade portuária quanto para a mobilidade dos moradores no dia a dia, com uma relação porto cidade harmoniosa”.

Neste aspecto, o chefe do Executivo frisa que ter o atual ministro de Portos e Aeroportos Márcio França à frente da pasta neste momento faz toda a diferença. “Ele é da Região e conhece os desafios e necessidades do maior Porto da América Latina. Inclusive, já se mostrou à disposição dos pleitos do Município e colocou que o Governo Federal quer tirar esse estratégico projeto do papel, independente do formato de sua execução, o que é extremamente positivo".

Além disso, a Prefeitura possui outros projetos estratégicos para o segmento. Um deles, já em andamento, é a recuperação da via marginal de acesso à área retroportuária, a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para expansão portuária e o potencial de crescimento que a Cidade pode ter com a concretização da ocupação retroportuária prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento.

Maior terminal do Porto aposta em eficiência e automatização

Está localizado em Guarujá, o maior terminal do Porto de Santos. A Santos Brasil, por meio dos seus terminais (Santos Brasil e Clia Guarujá) planeja expansão e modernização nos próximos anos, o que inclui medidas ligadas à sustentabilidade.

Hoje a Santos Brasil possui 2.069 funcionários, sendo 59,3% residentes em Guarujá. Somente o terminal de contêineres emprega 1.946 trabalhadores, 58,4% de Guarujá. O diretor de Operações Portuárias da Santos Brasil, Roberto Teller, vê com otimismo o crescimento do setor. “Dentro de 3 a 5 anos veremos um crescimento desse modal aquaviário. Estamos muito otimistas com o movimento e crescimento, principalmente da demanda do comércio exterior em relação aos demais países”.

Sobre os investimentos na Cidade, ele conta que em 2015 a empresa anunciou um aporte de R$ 1,5 bilhão, a serem aplicados até o ano de 2047, com a execução de ações em três fases. O cronograma, em andamento, inclui obras de renovação, aquisição de equipamentos (alguns elétricos substituindo aqueles com funcionamento a diesel) e expansão do pátio, por exemplo.

As melhorias refletirão no aumento da capacidade de Teus (unidade container de 20 pés). "Hoje, são 2,2 milhões de TEUs de capacidade. Até 2031, serão mais de 3 milhões de TEUs, conforme necessidade e o crescimento do Porto e chegaremos ao mesmo nível de eficiência, produtividade dos terminais da Europa e América”, reafirma. “E a relação com a Prefeitura de Guarujá é das melhores, muito parceira e atenciosa nas nossas necessidades”, finaliza.

Gráfico:

Arrecadação do ISS do setor portuário em Guarujá