Neste primeiro momento, dose será aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, cuja estimativa deste público-alvo é de 20 mil pessoas

A Prefeitura de Guarujá inicia a estratégia de vacinação contra a dengue na rede municipal de saúde com o imunizante QDenga nesta quarta-feira (8). Neste primeiro momento, a dose será aplicada em crianças e adolescentes, na faixa etária dos 10 aos 14 anos. O Município tem cerca de 20 mil pessoas no segmento, que poderão ser imunizadas nos 20 postos disponíveis, entre unidades básicas (UBSs) e de saúde da família (Usafas), das 9 às 15 horas.

Para receber o imunizante é necessário comparecer à unidade com os responsáveis, levando carteira de vacinação, Cartão SUS e documento com foto. A campanha não tem data para terminar e as doses da vacina QDenga chegaram ao Município na última sexta-feira (3). Os imunizantes estão sendo distribuídos nas unidades da rede municipal, entre segunda (6) e terça-feira (7).

Decreto

A Prefeitura decretou situação de emergência e alerta epidemiológico, em razão da epidemia de dengue na Cidade, no dia 28 de março. O Decreto 16.024/2023 foi publicado na edição do Diário Oficial do Município e também engloba o combate às demais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Ações desenvolvidas na Cidade

Além disso, as ações de combate à dengue seguem intensificadas na Cidade. Dentre as medidas realizadas estão: casa a casa (vistoria nas residências); vistoria em Imóveis Especiais (borracharias, ferros-velhos); pontos estratégicos (obras, construções); nebulização Veicular (o “Fumacê”); nebulização costal; teatro de fantoches nas escolas sobre o tema; panfletagem; palestras; depósito dos peixinhos, da espécie “barrigudinhos”; e o bloqueio de criadouros. Além disso, a Secretaria de Saúde pede o apoio da população para que redobre os cuidados dentro de casa para o enfrentamento às arboviroses. As denúncias devem ser feitas no telefone 3341 6569.

Veja onde se vacinar:

1. UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)

1. Usafa Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114)

1. UBS Pernambuco (Rua Samambaia, s/n) –

1. U.S. Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 387)

1. Usafa Vila Edna (Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/n)

1. Usafa Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070)

1. Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)

1. Usafa Santa Cruz dos Navegantes (Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/n)

1. Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25)

1. Usafa Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/n)

1. Usafa Doutor David Capistrano (Rua Paulo Agostinho da Silva, s/n)