Evento aconteceu no Teatro Municipal Procópio Ferreira e abordou trâmites como a gestão de documentos, pedidos de licença, afastamentos e procedimentos com relação aos acidentes de trabalho

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promoveu treinamento a mais de 50 servidores, entre funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de gestores de recursos humanos da Administração Muncipal.

O objetivo foi de capacitá-los a respeito da gestão de documentos, como pedidos de licença, afastamentos e procedimentos em acidentes de trabalho. O evento ocorreu no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no bairro da Enseada, no último dia 30.

Realizada pelo assistente técnico pericial da Prefeitura e técnico em segurança do trabalho, Marcelo Camisa, a palestra orientou servidores em como proceder em casos de acidente ou doenças adquiridas durante o período de trabalho. Ele abordou, principalmente, os trâmites necessários para a abertura de boletins internos, os chamados Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) e Comunicação Interna de Acidente de Trabalho (CIAT). Esses documentos, que precisam ser iniciados em 24 horas, seguindo legislação municipal e federal, visam garantir direitos dos funcionários, durante um processo de afastamento, por exemplo.

“Tudo que foi mencionado durante o treinamento foi para beneficiar o servidor. O diferencial da ação de hoje foi a união das diretorias, na intenção que todas tenham ciência dos seus direitos, deveres e benefícios reforçando os protocolos a serem seguidos dentro da administração pública”, explicou.

A gerente da Samu, Ana Paula Mormitto, evidencia a importância da capacitação. “A palestra esclareceu diversas dúvidas com relação à segurança do trabalho e a abertura do CAT e CIAT, que são situações que nós como gestores não fazemos com freqüência. Então saber como proceder em caso de acidentes é muito importante”.

Marcelo também realiza a mesma ação nas unidades da rede municipal de saúde, a partir da solicitação do gerente da mesma, além de outras palestras como manipulação de objetos perfurocortantes, paramentação e desparamentação, e manipulação de Equipamentos de Prevenção Individuais (EPIs).