Ação visa combater o abandono de animais e maus-tratos

Neste mês, Guarujá também adere à Campanha Dezembro Verde, que visa promover a conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais. Por isso, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aproveita o movimento para destacar a importância da adoção responsável de animais.

Para adotar um animal na Cidade é necessário assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a zelar pela saúde e bem-estar do pet. “Um animal vive em média 15 anos e a grande maioria não lembra que será responsável por ele durante todo esse período, principalmente na velhice, que é quando mais necessitam de cuidado e amparo”, ressalta o diretor de Bem-Estar Animal.

Todos os adotados no Canil Municipal são vermifugados, castrados (ou saem com agendamento para o procedimeno) e vacinados com a primeira dose da vacina V10, para cães e V4, para gatos. Além disso, os animais saem microchipados, técnica consiste na implantação de um chip que contém informações sobre saúde, raça e o dono.

“Antes de adotar é necessário analisar se a pessoa está preparada para cuidar do animalzinho. Além disso, conversar com toda a família sobre a decisão, pois são gastos com ração, vacinas e remédios entre outros”, acrescenta o diretor.

O abandono é um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. Nele são considerados maus-tratos, entre outras práticas, abandonar, espancar, envenenar, não dar comida diariamente e manter preso em corrente, local sujo ou pequeno demais os animais domésticos.

Os interessados na adoção devem se dirigir ao Canil Municipal (Avenida Maria Lídia Rêgo Lima, 301 - Jardim Conceiçãozinha), ser maior de 18 anos, apresentar RG ou CPF e assinar o termo de responsabilidade. Os menores de idade só poderão realizar a adoção com o acompanhamento de um responsável. O canil funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Outras informações pelo telefone  3387-7197.