Fiscalização ostensiva segue durante a temporada de verão, do Guaiúba ao Pernambuco, até a terça-feira de Carnaval; operação visa garantir, além do ordenamento das praias, a segurança dos frequentadores, a qualidade ambiental e higiene pública

Visando garantir o ordenamento das praias da Cidade, tendo como foco a próxima temporada, a Prefeitura de Guarujá dá início neste sábado (14) à Operação Verão. A ação, que partirá da Praça dos Expedicionários, em Pitangueiras (Centro), às 8 horas, vai garantir a ordem e o cumprimento das leis municipais na orla e será realizada pelos agentes de fiscalização de Comércio e Posturas, junto com fiscais da Vigilância Sanitária e de Meio Ambiente. A operação contará com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Força Tarefa, ligados à Secretaria de Defesa e Convivência Social.

Ao longo da Operação Verão, as equipes farão orientações aos banhistas e ambulantes, além de coibir as práticas não regulamentadas pelo Município, como churrascos, tendas,  circulação de animais na faixa de areia, ambulantes irregulares, som abusivo, tráfego de bicicletas no calçadão e faixa de areia e prática de esportes não permitidos em determinados locais e horários.

A fiscalização ostensiva segue durante a temporada de verão, até a terça-feira de Carnaval, monitorando toda a orla de Guarujá – do Guaiúba ao Pernambuco, para garantir, além do ordenamento das praias, a segurança dos frequentadores, a qualidade ambiental e higiene pública.

Ônibus clandestinos

Faz parte do escopo da Operação verão, a fiscalização de veículos de turismo  (a partir de nove lugares), que precisam de autorização prévia do para entrar nos limites do Município. Os que ingressarem na Cidade sem a licença afixada no parabrisa estão sujeitos a multa equivalente a R$ 5.010,00. As licenças são expedidas gratuitamente, porém, é preciso seguir regras, no que se refere ao cadastramento prévio do documento do veículo, do motorista, da lista de passageiros, do local de estacionamento e, ainda, das datas e horários de entrada de saída da cidade.

Operação Enseada Viva

Paralelamente a essas ações, em razão da proximidade da temporada de verão, a Prefeitura iniciou, recentemente, a Operação Enseada Viva - grupo de trabalho interdisciplinar, que desenvolve em esquema de força tarefa, ações integradas para revitalizar e realçar a orla, incluindo o desmonte de canteiros de obras. Os convênios entre o Município e Estado ao longo da orla da Enseada preveem intervenções que somam 14 milhões em investimentos.

Trata-se da maior ação integrada municipal em região de orla na Cidade. Além de intensificar os esforços para concluir essas intervenções e reativar convênios que estão em processo de reprogramação, prorrogação ou relicitação, a Operação Enseada Viva está executando atividades paralelas para minimizar os impactos das obras, cujos trabalhos se estenderão até o início da Operação Verão, no próximo dia 23, quando Guarujá receberá o reforço no policiamento.