A festa ocorreu na Escola Dirce Valério Gracia e marcou o início das comemorações do Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio

Cerca de 2 mil pessoas participaram da 21ª Grande Festa Cigana, em Guarujá, no último sábado (6). Tradição na Cidade, a festividade em homenagem à padroeira dos ciganos, Santa Sara Kali, contou com show de dança cigana, dança do ventre, cartomancia, exposição de artigos da cultura do segmento e  apresentação de músicos do grupo Kallons Musical Show. A festa ocorreu na Escola Dirce Valério Gracia, marcando as comemorações do Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio.

O ‘ritual do fogo’ ou ‘ritual da fogueira cigana’ foi o ponto alto do evento. Trata-se de um rito à Santa Sara que utiliza pão, sal e vinho, pedindo as bênçãos da Padroeira. Ao terminar, os participantes dançaram em volta da fogueira, celebrando a vida com alegria, palmas e canto. O fogo é sagrado para a cultura cigana, pois esquenta o acampamento em noite fria, aquece o alimento e queima as energias negativas.

Realizada pela Tsara Gitana Cléo (Lua Bonita), a ação teve apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e Comunicação e Relações Sociais (Secom).