Iniciativa surgiu durante Hora do Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) dos professores e servirá como base para a realização de novo projeto de leitura da Unidade

Incentivar a leitura é uma ação rotineira na rede municipal de ensino de Guarujá. Um exemplo disso é que, na próxima semana, a Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, realiza a Semana do Livro, que vai acontecer de segunda (18) a quarta-feira (20).

Ao todo, 570 alunos estarão envolvidos na atividade. São estudantes de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), com idade entre 6 e 10 anos. A escola terá diversos espaços com livros para proporcionar momentos diferenciados de leitura aos estudantes.

Outra atividade da programação é a instalação artística, em que, através de desenhos, os alunos farão a releitura do livro: ´Um Desses Não é Como os Outros´, obra infantil que aborda o respeito às diferenças. A contação de história ocorrerá na terça (19) e quarta-feira (20), no anfiteatro da Unidade, cuja dramatização será conduzida pela professora Carla Cristina.

A Semana do Livro na E.M. Franklin surgiu a partir de proposta apresentada durante o Horário do Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) dos professores. A iniciativa visa fomentar a imaginação também por meio ainda de outras atividades como roda de conversa, vídeo com histórias animadas, áudio book, cantigas cantadas e oficina de dobradura.

A orientadora pedagógica da Unidade, Aline Ramos Milheiro Machado, explica que a Semana do Livro integra o Projeto de Leitura ‘Ler Sem Fronteiras, Aprender Sem Medidas´, uma iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc). A atividade também vem ao encontro do tema central trabalhado pela Unidade ao longo do ano ´Leitura, Ação e Reflexão´. “Será uma ação importante para que os alunos possam conhecer ainda mais o mundo da literatura e criem o hábito de ler e tenha contato com diversos gêneros de texto, de forma lúdica”.