Na última semana as atividades aconteceram na E.M. Professora Maria Aparecida Araújo

Professores e alunos de 4º e 7º ano da Escola Municipal Professora Maria Aparecida Araújo, no Jardim Brasil, em Guarujá, participaram, na última quarta-feira (8), de palestras e atividades de conscientização e prevenção de acidentes domésticos e naturais, oferecidas por meio do projeto ‘Defesa Civil na Escola’. Durante a iniciativa, as crianças puderem simular o monitoramento do nível das chuvas em um pluviômetro de garrafa pet construído por elas mesmas.

O geólogo da Defesa Civil, Carlos Adolfo, explica a ação. “Durante as palestras explicamos quais são as ações realizadas pela defesa civil, e formas de prevenção a acidentes e eventos socionaturais. Abordamos o que está ocorrendo no sul do país devido as fortes chuvas e buscamos conscientizar os alunos em como agir, prevenir e amenizar situações como essa”.

A equipe da Defesa Civil disponibilizou para a escola um material didático com conteúdo que deve ser trabalhado com os alunos ao longo do ano letivo, tais como mapas, palestras, cartilhas e jogos de pergunta e resposta com a temática de prevenção a desastres naturais. Foi realizada uma reunião capacitando os professores a aplicarem o material.

Pedro Henrique Pereira da Silva, do 7º ano, contou como foi atividade prática “A atividade foi muito boa, aprendemos a fazer medição do nível da água em um pluviômetro construído por nós em garrafas pet. A parte difícil foi fazer o cálculo, mas me diverti e aprendi muito”.

A professora Selma de Oliveira Rebelo Souza, explica a importância do projeto na vida dos alunos: “Achei a iniciativa de trabalhar a conscientização da preservação do meio ambiente muito interessante. É importante que eles entendam a responsabilidade social deles como cidadãos”.

Outros atendimentos

Ao todo, cinco escolas públicas, de ensino fundamental I e II, foram escolhidas em parceria com a Secretária de Educação (Seduc) e contempladas com o projeto, atendendo mais de 2 mil alunos. Além das escolas públicas, o projeto atende também escolas particulares.